Blog do Prisco
Destaques

MP debate corrupção em encontro na Capital

O principal evento do Ministério Público catarinense acontece a cada dois anos, em diferentes cidades do estado, com o objetivo de promover o aperfeiçoamento funcional dos Procuradores e Promotores de Justiça. Na 34ª edição do Encontro Estadual do MPSC, que acontece de 18 a 20 de agosto, o congresso retorna à Capital para discutir a atuação institucional no combate à corrupção. “Impossível não darmos a devida atenção a este tema, especialmente em um momento tão delicado da história política e social de nosso País” afirma o Promotor de Justiça Luciano Naschenweng, Presidente da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP), responsável pela promoção do evento.

Serão três dias de discussões com convidados de diferentes áreas. O Procurador da República Roberson Pozzobon, integrante da força-tarefa Lava Jato, e o Juiz instrutor do Supremo Tribunal Federal (STF) Márcio Schiefler Fontes, dão início aos trabalhos, na manhã de quinta-feira (18), falando sobre as novas fronteiras da investigação no Brasil. Eles analisam o processamento por atos de corrupção e a colaboração premiada, instrumento regulamentado no Brasil pela Lei das Organizações Criminosas (12.850/2013), tão citada e utilizada na apuração dos crimes pelos integrantes da lava jato.

Também está confirmada a presença da Senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS). Ela falará sobre a atual conjuntura política e econômica do Brasil. Considerada uma das parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, Ana Amélia traz ao debate também sua contribuição e experiência como comunicadora. Jornalista de formação, a Senadora atuou durante 33 anos na área, especialmente como correspondente de política em Brasília.

Para além dos debates factuais, o Encontro Estadual conta ainda com o olhar filosófico do historiador Leandro Karnal, que suscitará uma revisão conceitual sobre o dilema ética e corrupção na sociedade contemporânea. Professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com vasta produção na área de história da América e história das Religiões, Karnal irá provocar os participantes
à discussão sobre possíveis soluções para a oposição apresentada.

Fechando o evento, o jornalista Heraldo Pereira aprofunda a abordagem sobre a corrupção ao examinar suas implicações políticas e jurídicas. Pereira trabalha na rede Globo há 31 anos e acompanhou as primeiras eleições diretas para a presidência do País em três décadas. Além de observar de perto os fatos do Congresso Nacional e dos diferentes Governos, Heraldo realizou intensa cobertura econômica, especialmente na implantação dos planos Color e Real.

O 34º Encontro Estadual do MPSC tem apoio da Procuradoria-Geral de Justiça. São esperados mais de 200 membros para o evento.

_________________________________________

Serviço

 

34º Encontro Estadual do Ministério Público de Santa Catarina

“O Ministério Público e o Combate à Corrupção”

De 18 a 20 de agosto de 2016

Costão do Santinho – Florianópolis/SC

Realização: Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP)

Apoio: Ministério Público de Santa Catarina (MPSC)