Blog do Prisco
Debate por SC

MPSC abre diálogo com lideranças do agronegócio para fortalecer ações conjuntas em SC

Encontro, conduzido pela PGJ, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, teve como objetivo estimular o diálogo interinstitucional e ações conjuntas voltadas à regulação, fiscalização e ao desenvolvimento sustentável do agronegócio catarinense.

A sede do Ministério Público de Santa Catarina, em Florianópolis, foi o local de um encontro inédito com representantes do agronegócio do Estado, nesta segunda-feira (22/09). A reunião conduzida pela Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, teve como objetivo estimular o diálogo interinstitucional e ações conjuntas voltadas à regulação, fiscalização e ao desenvolvimento sustentável do agronegócio catarinense.

 Veja as fotos. 

A Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, abriu o encontro destacando a importância do diálogo com o setor produtivo. “Nós, do Ministério Público, queremos ouvi-los para compreender melhor os desafios enfrentados pelo agronegócio, identificar suas principais dificuldades e entender de que forma podemos contribuir para o fortalecimento de uma atividade que é central para a economia de Santa Catarina e lidera nossas exportações”, afirmou.

Em seguida, a chefe do MP catarinense ressaltou o papel de destaque do estado no cenário nacional. “Se tivéssemos que definir Santa Catarina no contexto do agronegócio, eu diria que somos um estado extremamente virtuoso e bem-sucedido. Transformamos um território pequeno em uma potência agroindustrial”, completou antes de passar a palavra aos convidados.

O Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini, classificou o encontro como um momento positivo de diálogo e cooperação. “Foi uma oportunidade de interação entre o amplo setor do agronegócio catarinense e o Ministério Público. Um momento inédito, em que conseguimos abordar temas que unem esforços pelo desenvolvimento de Santa Catarina e pelo bem-estar da sociedade”, destacou.

O presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (FAESC), José Zeferino Pedrozo falou estar surpreso e feliz com o encontro. “O que vimos aqui foi uma mão estendida do Ministério Público de Santa Catarina, através da sua PGJ e dos seus assessores, buscando esse contato mais de perto, inclusive para recebermos informações e darmos sugestões. O grande vencedor vai ser a tranquilidade da nossa categoria de produtores rurais”, afirmou.

Representando o Ministério da Agricultura e Pecuária, o superintendente Ivanor Boing também parabenizou a iniciativa. “Ter esse momento inclusive provocado pelo Ministério Público para nós foi importante e temos que fazer mais vezes para que possamos dialogar e buscar juntos soluções para nossas temáticas”.

O Presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Dirceu Leite pontuou que foi uma reunião franca e proativa.  “A gente pôde fazer uma troca de informações, de forma informal, mas de forma muito proativa. A gente pôde prospectar as ações das empresas, do governo, das instituições do agro, junto com o Ministério Público, buscando soluções para fortalecer esse modelo catarinense que é exemplo para todo o Brasil”.

“A atuação do MPSC cada vez mais resolutiva e aberta ao diálogo.” Foi assim que o Subprocurador-Geral para Assuntos Institucionais do MPSC, Andrey Cunha Amorim definiu a reunião desta tarde. “A conversa foi muito produtiva e tenho certeza de que todos saíram daqui extremamente satisfeitos. Vamos repetir essa conversa quantas vezes forem necessárias para que o Ministério Público, antes de atuar no aspecto da repressão, atue preventivamente”, garantiu.

O agente de monitoramento e articulação do MPSC, Promotor de Justiça Luiz Fernando Fernandes Pacheco também destacou a riqueza do encontro. “Temos muitas coisas que foram discutidas aqui que são muito caras para o Ministério Público, como meio ambiente, clima, evasão escolar, questões sanitárias, relacionadas à área do consumidor e ao agronegócio. Acredito que podemos construir juntos e ajudar em muitas das demandas apresentadas. É papel do Ministério Público, como servidor público, receber a todos vocês. É muito bom tê-los aqui, na nossa casa, o diálogo não se encerra hoje, o objetivo é que frequentemente aconteça e, principalmente, que os senhores levem isso às instituições que representam, para que essa imagem do Ministério Público seja analisada de outra forma, que o Promotor de Justiça está ali na cidade para recebê-los”.

Também participaram da reunião: Vânia Maria Pereira, representou a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (FECOAGRO); representando a CIDASC, Angelo Zanotta de Souza; o Conselheiro Executivo do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (ICASA), Osvaldo Miotto Junior e Marcelo Buzaglo Danta, representando a Associação Catarinense de Avicultura (ACAV).

Diálogo Interinstitucional 

A Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, vem se reunindo com diversos setores produtivos do Estado. O objetivo dos encontros é estreitar laços e debater assuntos estratégicos e buscar soluções que aliem desenvolvimento econômico, responsabilidade social e sustentabilidade.

Posts relacionados

Governo de SC e Frente em Defesa da Maçã da ALESC anunciam pacote histórico para produtores de São Joaquim

Redação

Programa Safra Garantida SC está em operação no Banco do Brasil

Redação

FAESC apoia medidas do Governo que modernizam o campo e elevam a sanidade da suinocultura em SC

Redação