Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

MPSC e Governo do Estado renovam convênio para o funcionamento do GAECO em Santa Catarina

O documento, tradicionalmente firmado pelos chefes das instituições parceiras e pelo Chefe do Ministério Público, desta vez, de forma inédita, foi assinado pelo Governador do Estado, entusiasta do trabalho integrado entre os entes responsáveis pela segurança pública em Santa Catarina. O ato de renovação da parceria aconteceu nesta quarta-feira (6/3), na sede do MPSC.

A renovação do termo de cooperação técnica para o funcionamento do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) em Santa Catarina foi assinada na manhã desta quarta-feira (6/3), pelo chefe do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Fábio de Souza Trajano, e pelo Governador do Estado, Jorginho Mello, em uma cerimônia realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis.

O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.

A força-tarefa existe desde 1994, quando adotava o nome de Coordenadoria de Investigações Especiais – CIE, e vem sendo aperfeiçoada ao longo dos anos. Em 2011, passou a adotar o nome GAECO, seguindo o padrão nacional dos Ministérios Públicos brasileiros.

O termo de cooperação técnica visa estabelecer ações integradas e cooperação técnica envolvendo as forças de segurança do Estado de Santa Catarina visando o combate à macrocriminalidade e ao crime organizado. Policiais Militares, Civis, Penais, Rodoviários Federais, Bombeiros Militares e Auditores da Receita Estadual atuam de forma integrada, sob a coordenação do MPSC, em apoio às investigações de combate ao crime organizado.

Desde 2015 o GAECO atua em parceria com o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC), Grupo formado por Promotores de Justiça especializados e que tem por objetivo prestar apoio em investigações de grande complexidade nos casos envolvendo crimes contra a administração pública.O termo de cooperação técnica foi renovado por mais cinco anos na manhã desta quarta-feira (6/3) e visa a consecução de ações integradas entre as forças de segurança do Estado e o Ministério Público e estabelece, entre outros pontos, a troca de informações relativas à macrocriminalidade e à atuação de organizações criminosas em Santa Catarina, a cessão de apoio logístico entre as instituições parceiras, capacitação técnica e intercâmbio de recursos humanos e materiais, com a designação de Policiais, Bombeiros e Auditores Fiscais para trabalharem em um mesmo espaço cedido e mantido pelo Ministério Público Catarinense.

O documento, tradicionalmente firmado pelos chefes das instituições parceiras e pelo Chefe do Ministério Público, desta vez, de forma inédita, foi assinado pelo Governador do Estado, entusiasta do trabalho integrado entre os entes responsáveis pela segurança pública em Santa Catarina. O Governador do Estado elogiou o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público, por meio do GAECO, e pelas forças de segurança do Estado.”Tenho muito respeito e admiração pelo Ministério Público de Santa Catarina. Eu sou um defensor do Ministério Público e de todas as forças de segurança pública do Estado. Temos diversos segmentos de órgãos públicos que defendem a sociedade, que defendem do malfeito, que defendem da corrupção e do mau exemplo, e o Ministério Público, através do GAECO, tem feito um trabalho irretocável. Por isso, temos esse convênio que junta a Polícia Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Penal para dar continuidade a esse trabalho e para que ajudem o Ministério Público a fazer o que já faz”, complementou Jorginho Mello.

“A renovação desse convênio é um momento histórico para o nosso estado. Desde 1994, o Ministério Público e as forças de segurança de Santa Catarina têm uma estrutura para combater as organizações criminosas. É um privilégio receber pela segunda vez pessoalmente o Governador do Estado aqui no Ministério Público. Queremos agradecer pelo gesto de renovar o convênio mantendo o modelo de atuação do GAECO e pela deferência. Que possamos fortalecer cada vez mais o combate à macrocriminalidade em nosso estado”, ressaltou o chefe do MPSC.

PostPara o Coordenador-geral do GAECO, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPSC, Durval da Silva Amorim, o ato de hoje não representa só a renovação do termo de cooperação, mas também marca o ineditismo de ter sido assinado pelo próprio Governador do Estado. “Isso é muito importante para todos nós, pois o Governador representa todas as forças de segurança de Santa Catarina. Isso demonstra integração e compromisso do Estado no combate às organizações criminosas e à macrocriminalidade”, afirmou Amorim.

O Procurador de Justiça Pedro Sérgio Steil, decano do Colégio de Procuradores de Justiça e ex-Procurador-Geral de Justiça, enalteceu a visão estadista do Governador do Estado em renovar o termo de cooperação mantendo o atual modelo de atuação do GAECO. “É muito importante quando as instituições públicas se unem em um objetivo comum, que nesse caso é o combate à macrocriminalidade”, afirmou Steil.

O Corregedor-Geral do MPSC, Fábio Strecker Schmitt, também esteve no ato e lembrou que o modelo de atuação do GAECO do MPSC vem servindo de exemplo para outras unidades da Federação. “O GAECO de Santa Catarina atua em apoio às Promotorias de Justiça e muitas vezes presta apoio à própria polícia. Nos outros estados, a força-tarefa instaura e conduz  as investigações. O nosso GAECO geralmente não; ele presta apoio a quem conduz a investigação. Outro diferencial é que todos os parceiros compartilham o conhecimento adquirido e a Corregedoria do Ministério Público também acompanha e fiscaliza a atuação do GAECO, o que dá mais transparência em sua atuação”, explica o Corregedor-Geral.

Também participaram do ato o Secretário Adjunto da Casa Civil, Procurador do Estado Marcelo Mendes, e os membros do Ministério Público, a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Ariadne Clarissa Klein Sartori; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Paulo Antônio Locatelli; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação, Luciano Trierweiller Naschenweng; a Secretária-Geral do MPSC, Claudine Vidal de Negreiros da Silva; o Coordenador Estadual do GAECO, Marcio Cota; a Coordenadora Estadual do GEAC, Marina Modesto Rebelo; o Coordenador do CyberGAECO, Diego Roberto Barbiero; a Assessora da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Ju

Posts relacionados

MPSC busca coibir irregularidades na área da moralidade administrativa em seis municípios do Oeste

Redação

Em Nova York, governador apresenta potenciais de Santa Catarina para atrair novos investimentos e parcerias ao estado

Redação

Amin apoia Jorginho

Redação