Blog do Prisco
Notícias - Lateral

MPSC e IMA renovam termo de cooperação para fortalecer fiscalização ambiental em Santa Catarina

O acordo amplia integração, troca de informações e aprimoramento das ações de prevenção e repressão a crimes ambientais no Estado 

 

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) renovaram, nesta quarta-feira (26/11), o Termo de Cooperação Técnica que estabelece uma série de ações conjuntas para garantir maior eficácia na fiscalização, no combate e na prevenção de infrações ambientais em todo o Estado. A parceria terá validade de cinco anos.

O documento foi assinado pela Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, e pelo Presidente do IMA, Josevan Carmo da Cruz Júnior. O termo define um regime de cooperação mútua que envolve desde o compartilhamento de informações até a atuação articulada em procedimentos administrativos e criminais relacionados a infrações ambientais.

A Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, destacou que a “proteção do meio ambiente exige união e responsabilidade. Esta parceria amplia nossa capacidade de agir com técnica, agilidade e efetividade.”

Para o presidente do IMA, Josevan Carmo da Cruz Junior: “a medida mantem a aproximação do IMA com Ministério Público, racionaliza procedimentos e reforça a transparência das ações do órgão ambiental ao assegurar acesso direto às informações”.

Pelo termo, cabe ao MPSC cumprir e fazer cumprir a legislação ambiental, prestar apoio institucional ao IMA e oferecer subsídios técnico-jurídicos para o alcance dos objetivos da cooperação. O Ministério Público também disponibilizará informações ao Instituto por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CME), promovendo integração entre dados, procedimentos e ações de fiscalização.

Já o IMA se compromete a emitir e encaminhar autos de infração ambiental, relatórios de vistoria e demais documentos técnicos ao Ministério Público, além de manter atualizados bancos de dados referentes a ocorrências ambientais. Também caberá ao Instituto compartilhar informações do Sistema de Informações Ambientais (SINFAT) e do sistema GAIA, que faz o acompanhamento de infrações ambientais.

A gestão e o acompanhamento da execução ficarão a cargo do CME e da Diretoria de Controle, Passivos e Qualidade Ambiental do IMA, que atuarão de forma coordenada para assegurar o cumprimento das metas, a troca contínua de informações e a avaliação dos resultados.

O acordo preserva todas as garantias legais previstas na legislação ambiental catarinense, especialmente a Lei Estadual n. 14.675/2009 (Código Estadual do Meio Ambiente), e segue as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Participaram da reunião o Subprocurador-Geral para Assuntos Institucionais, Andrey Cunha Amorim e a Coordenadora do Centro Operacional do Meio Ambiente, Promotora de Justiça, Stephani Gaeta Sanches.

Posts relacionados

Criciúma firma acordo com Ministério Público de Santa Catarina para solucionar obra paralisada na região central

Redação

Avanço histórico: Plano de Cargos, Carreira e Subsídio dos servidores do IMA é aprovado em plenário na ALESC

Redação

GAECO deflagra Operação “Logoff” para o combate de crimes contra a administração pública

Redação