Blog do Prisco
Manchete

Mudanças no atendimento aos agricultores de SC

A partir desta quarta-feira, 18, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e suas empresas vinculadas (Epagri, Ceasa e Cidasc) terão novas regras para o atendimento aos produtores rurais de Santa Catarina. A decisão faz parte das medidas para evitar a propagação do coronavírus (Covid-19) no estado, com base no decreto 515 de 17 de março de 2020 publicado pelo Governo do Estado, que estabelece situação de emergência em todo território catarinense.

As atividades presenciais da Secretaria da Agricultura, Cidasc e Epagri, inclusive todos os tipos de atendimentos aos agricultores, estão suspensas pelos próximos sete dias. Os serviços administrativos serão exercidos por meio digital ou remoto e as reuniões ocorrerão via áudio ou videoconferência. A medida vale também para os escritórios municipais da Epagri e Cidasc.  Em caso de urgência, a orientação é entrar em contato via e-mail ou telefone com o Escritório Local ou Gestão Regional.

Para acessar os contatos da Epagri clique aqui. ( https://www.epagri.sc.gov.br/index.php/a-epagri/unidades/)

Para acessar os contatos da Cidasc clique aqui. ( http://www.cidasc.sc.gov.br/estrutura-organizacional/)

Cursos e Capacitações

Estão cancelados todos os eventos, cursos e capacitações presenciais oferecidos pela Epagri e Cidasc.

Eventos Agropecuários

Em atenção ao Decreto Estadual nº 515, de 17 de março de 2020, todos os eventos agropecuários estão suspensos em Santa Catarina. A Secretaria da Agricultura publicou uma Nota Recomendatória reforçando a necessidade de cancelamento de todos os rodeios, cavalgadas, feiras agropecuárias, torneios e exposições pelos próximos 90 dias

.

Escritório municipais da Cidasc

O atendimento presencial nos escritórios municipais da Cidasc estão suspensos. O atendimento que for indispensável será feito por telefone ou e-mail. Os médicos veterinários atenderão apenas em casos de doenças de notificação obrigatória. Nesses casos, o produtor deve agendar o atendimento via telefone ou e-mail.

Quando indispensável o atendimento presencial, os funcionários irão atender uma pessoa por vez, evitando aglomerações e contato físico. Todas as regras de higiene devem ser seguidas.

Barreiras sanitárias da Cidasc

As barreiras sanitárias fixas da Cidasc seguem em funcionamento normal, adotando todas as medidas de prevenção necessárias.

Distribuição de brincos oficiais

A distribuição de brincos oficiais de identificação animal será adiada. Assim que as atividades forem restabelecidas, o produtor deve procurar o escritório da Cidasc para regularização.

O atendimento daquelas entregas que forem totalmente inadiáveis será feito mediante agendamento prévio, respeitando todas as indicações para prevenção ao coronavírus.

O agendamento de atendimento e entrega de brincos oficiais deve ser feito por email ou por telefone.

Para acessar os contatos da Cidasc clique aqui. ( http://www.cidasc.sc.gov.br/estrutura-organizacional/)

Contato do Icasa: Coordenador Gustavo Cava – (48) 99937-4484

Guia de Trânsito Animal (GTA)

A Guia de Trânsito Animal é documento obrigatório para movimentação de animais em Santa Catarina e pode ser solicitada online pelo sistema da Cidasc (www.sigen.cidasc.sc.gov.br), sem necessidade de comparecer ao escritório local. Em caso de emissão exclusiva do serviço oficial, deve ser solicitada por e-mail.

Ceasa

As Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa/SC) mantém suas atividades normalmente, porém com horários diferenciados. A partir desta quinta-feira (19), a entrada de caminhões oriundos de outros estados será permitida somente das 13h às 24h.

A equipe trabalha ainda reforçando as medidas de higiene e conscientização de produtores, boxistas, comerciantes e caminhoneiros.

As mudanças fazem parte do conjunto de ações para evitar a propagação do coronavírus e podem sofrer alteração a qualquer momento de acordo com a evolução da Covid-19 em Santa Catarina.