Blog do Prisco
Destaques

Federação dos Hospitais de SC destaca ações durante sessão na Alesc

O presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de SC (FEHOESC), Giovani Nascimento, ocupou a tribuna do parlamento, durante Sessão Ordinária desta quinta-feira, primeiro de Julho, para destacar as ações da entidade ao longo dos últimos 25 anos, em especial no combate à pandemia do coronavírus. O convite foi feito pelo vice-presidente da ALESC, deputado estadual Nilso Berlanda. Participaram da sessão, além de parlamentares, autoridades, convidados e gestores do setor hospitalar do estado.

Antes da fala do presidente foi apresentado um vídeo da entidade, destacando as ações realizadas em prol do setor no estado. Giovani Nascimento destacou em seu discurso a importância da FEHOESC na política assistencial em Santa Catarina, a entidade reúne hospitais privados e filantrópicos que são responsáveis por mais de 70% dos atendimentos SUS, além de representar mais de 2 mil estabelecimentos entre hospitais, clínicas e laboratórios. Neste contexto, o presidente destacou que o associativismo e o diálogo com as instituições, têm sido essenciais para a busca de alternativas em momentos de crise no setor.

Nascimento afirmou que, sem dúvida, o enfrentamento da pandemia do coronavírus tem sido a maior adversidade encontrada ao longo de toda a história da FEHOESC. A pandemia que assolou o planeta, também mudou radicalmente o dia a dia nos hospitais e estabelecimentos de serviços de Saúde. “Desde o início da pandemia a FEHOESC se colocou ao lados dos associados e dos trabalhadores que atuam na linha de frente, bem como ao lado do poder público com a missão de encontrarmos as melhores soluções para atendermos a população catarinense”, pontua Nascimento. A FEHOESC tem uma cadeira cativa no Centro de Operações em Emergência em Saúde (COES), e em função deste canal com o executivo desde março do ano passado,  a rede hospitalar privada e filantrópica tem sido atendida em todas as suas reivindicações. “É sem dúvida o reconhecimento do poder público de nossa importância para a rede”, destaca.

O presidente também falou sobre os esforços por parte dos hospitais na busca por ampliação de leitos e aquisição de insumos para garantir o atendimento aos catarinenses. Destacou ainda a realização da campanha: “A pandemia não acabou”, que contou com depoimentos de autoridades da Saúde, gestores e parlamentares. O presidente lamentou as mais de 16 mil vidas perdidas para a COVID no estado, e reforçou a importância da população em manter as medidas de prevenção. A FEHOESC também está preocupada com o represamento das cirurgias eletivas, já são cerca de 100 mil que deixaram de ser realizadas em função da prioridade do combate ao coronavírus. O presidente da FEHOESC informou que a entidade participa de um grupo de trabalho criado pela secretaria de estado da Saúde, para tratar sobre a demanda.

Por fim, Giovani Nascimento destacou o envolvimento do parlamento nas causas da Saúde, manifestou o trabalho sério e dedicado em defesa da Saúde dos Catarinenses. “Nossa entidade se propõe a ser propositiva, estamos sempre abertos ao diálogo com o parlamento, somos suprapartidários, é uma honra para a FEHOESC, trabalhar com deputados estaduais sensíveis aos desafios impostos”, concluiu.

O deputado estadual Silvio Dreveck, destacou a importância da FEHOESC para Santa Catarina. “Nunca a FEHOESC deixou de dialogar com o parlamento ao longo de sua existência, sempre na busca de solução para os vários problemas do setor”, destaca.

A deputada estadual Marlene Fengler, exaltou a atuação da FEHOESC, sendo um diferencial no atendimento da Saúde. “O trabalho da FEHOESC é baseado no diálogo e comprometimento. Vocês fazem um trabalho excepcional”.

O deputado Sargento Lima, referendou que os parlamentares estão à disposição, “nosso desafio, será agora com a pós-pandemia, precisamos de ações imediatas, assumimos esse compromisso, para que possamos ter uma parceria ainda mais forte daqui para frente”.

O deputado Nilso Berlanda, enalteceu a atuação da FEHOESC, parabenizou todos os membros da Federação, principalmente no combate a pandemia do coronavírus. “O parlamento tem sido parceiro com a destinação de emendas, estamos juntos para combater esse mal, se cada um fizer a sua parte, nós sairemos deste momento tão difícil”.

O presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento, finalizou destacando que nos próximos meses é preciso a conscientização de todos, “precisamos nos unir, senão enfrentaremos uma pandemia bem maior, a união de esforços fará a diferença”.