Blog do Prisco
Destaques

Município recebe o Selo Caixa Gestão Sustentável

O Selo criado pela Caixa Econômica Federal é um reconhecimento pelas boas  práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental na gestão local

O prefeito Jair Franzner recebeu na sala de reuniões do Gabinete na tarde desta terça-feira (7), integrantes da Caixa Econômica Federal. A comitiva entregou ao chefe do Executivo o Selo Caixa Gestão Sustentável, um reconhecimento criado pelo banco para os municípios que apresentam indicadores públicos que denotam a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental na gestão pública local.

Jaraguá do Sul alcançou a graduação Safira por ações desenvolvidas nas categorias Ambiental, Social, Governança e Climática. Segundo o superintende de rede da CEF, Rodrigo Medeiros, o Município obteve o maior índice do Estado, 92 pontos. “É a maior nota de Santa Catarina e temos muito orgulho de entregar este selo, pelo destaque alcançado pelo Município”, enfatizou.

A iniciativa reconhece municípios que adotam soluções eficientes, com transparência e sustentabilidade, através da avaliação de 21 indicadores. O objetivo é incentivar a gestão responsável, a melhoria de qualidade de vida do cidadão e a otimização do uso de recursos naturais geridos pelo governo local. O Selo tem validade de dois anos e a adesão pelo município é voluntária.

A concessão do Selo busca, também, incentivar os municípios a alcançarem as metas da Agenda 2030 das Nações Unidas por meio da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) com ações de combate à pobreza, proteção do meio ambiente e do clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Entre as vantagens para os municípios que obtêm o Selo Caixa Gestão Sustentável está a possibilidade de acesso a condições diferenciadas na contratação de produtos e serviços junto ao banco.

“É um reconhecimento importante que reforça nossas metas de trabalho. Temos uma equipe unida, com os mesmos objetivos para o crescimento da cidade”, pontuou o prefeito.

Após a entrega do Selo, o prefeito acompanhou a comitiva até a Sala de Inteligência e Gestão que traz informações em tempo real de praticamente tudo o que acontece e é feito na Prefeitura de Jaraguá do Sul. Os dados apresentados na Sala de Inteligência e Gestão servem para a tomada de decisão do prefeito e equipe gestora de forma mais eficiente.

Processo para obter o Selo
Todos os municípios brasileiros são elegíveis, mas precisam atingir a pontuação mínima necessária para a obtenção do selo, que possui 21 indicadores distribuídos em 4 categorias: Ambiental, Social, Governança e Climático, esta última, incluindo aspectos relativos às mudanças climáticas.

Para a obtenção do Selo pelo município, são coletadas informações variadas de fontes públicas, de
sistemas governamentais e de indicadores auto declaratórios. O Selo tem quatro níveis (Cristal, Topázio, Safira e Diamante), sendo que, cada um requer uma pontuação mínima necessária para a concessão. O selo é concedido ao município que obtiver pelo menos 60 pontos.

Os selos e suas respectivas pontuações são determinados de acordo com as regras abaixo:
* Para o Selo Cristal: mínimo de 60 pontos alcançados;
* Para o Selo Topázio: mínimo de 70 pontos alcançados;
* Para o Selo Safira: mínimo de 80 pontos alcançados;
* Para o Selo Diamante: mínimo de 100 pontos alcançados.

Posts relacionados

A força do MDB no Alto Vale

Redação

Sargento Lima, do PL, apoia novo movimento social em SC

Redação

PP de Chapecó apresenta Elio Cella como pré-candidato a vice na próxima quinta (18)

Redação