Blog do Prisco
Destaques

Municípios receberão recursos para combate ao coronavírus em Santa Catarina

Medidas foram antecipadas pela deputada Paulinha e devem ser detalhadas nos próximos dias

A deputada Paulinha, líder do governo na Alesc, antecipou duas medidas em relação ao combate ao coronavírus que devem ser detalhadas nos próximos dias pelo governo do Estado.
Uma delas é a antecipação da primeira parcela de pagamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) aos municípios, no valor total de R$ 7,8 milhões. A liberação foi intermediada pela parlamentar após conversas com a Fecam e prontamente atendida pelo governador Moisés.
A outra é o envio dos R$ 14 milhões que o Ministério da Saúde reservou para o combate inicial do coronavírus em Santa Catarina, assim que os recursos chegarem, diretamente às prefeituras, sem concentração no Executivo estadual. Os critérios de distribuição serão definidos junto à Fecam.
Desde a parte da manhã de quinta-feira a deputada também tentava viabilizar uma parceria da Fiesc com o governo do Estado para oferecer um curso online, gratuito, para formação específica dos profissionais da saúde que trabalham na prevenção e tratamento da doença.
Esse é considerado um passo crucial junto com o apoio financeiro, porque garantirá atendimento de qualidade aos eventuais pacientes.
O secretário de Saúde, Helton Zeferino, anunciou ontem mesmo a realização da capacitação, porque como trata-se de uma doença nova, os protocolos de atendimentos ainda não são completamente conhecidos por quem presta o serviço ao cidadão.