Blog do Prisco
Notícias Últimas

Municípios solicitam ao Estado mais recursos para a área de Assistência Social

O aumento das demandas na Assistência Social dos Municípios desde o início da pandemia do Coronavírus, levou representantes da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e o Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social – COEGEMAS a se reunirem com o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, nesta terça-feira, 01.

O grupo formado pelo presidente da FECAM e prefeito de Rodeio, Paulinho Weiss, pela 1ª secretária do Executivo da entidade e prefeita de São Cristovão do Sul, Sisi Blind, o presidente do COEGEMAS e secretário de Nova Itaberaba, Luan Maciel e outros representantes municipalistas conversou com o secretário sobre a possibilidade de novos repasses para a assistência social dos municípios. “Nós viemos fazer um apelo para o secretário para que, ainda no decorrer desse ano, pudesse alocar recursos tanto para manutenção dos serviços socioassistenciais, como em benefícios eventuais, porque temos essa demanda lá na ponta onde a população tanto necessita”, explica o presidente da FECAM.

Excepcionalmente neste ano, o Estado repassou aos municípios, para aplicação na Assistência social, duas parcelas de R$ 7,5 milhões cada, como recursos extraordinários. A solicitação municipalista é para que, considerando os recursos federais liberados para Estados e municípios para as políticas de Assistência Social e para a Saúde pela LC nº 173, o Estado libere da sua parte mais uma parcela de R$ 7,5 milhões para ser utilizada nos equipamentos do Sistema único de Assistência Social – SUAS, como Cras, por exemplo.

“O pedido se justifica porque houve um aumento significativo de famílias acessando os benefícios eventuais e serviços, para fortalecimento de vínculos familiar e comunitários, em função do próprio isolamento social, que pode ser espaço protetivo, mas também de violação de direitos”, explica o presidente da FECAM, em ofício enviado ao secretário de Estado. (texto: jornalista Letícia Povoas/FECAM)

ÁUDIO: Paulinho Weiss, Presidente da FECAM