Blog do Prisco
Manchete

Na Semana Inclusiva, Fiesc destaca ações educativas e Portal voltado ao tema

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) participa esta semana (de 21 a 23 de setembro) das ações alusivas à sétima edição da Semana Inclusiva SC. O evento tem apoio da Federação e é promovido pelo  Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT) e da Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina, em parceria com mais de 58 entidades governamentais e não-governamentais do estado.

Na quinta (16), uma live promovida pelas entidades deu início à sensibilização das empresas a respeito do tema, orientando sobre a Lei de Cotas e sobre a proposta da Semana Inclusiva, criada justamente para facilitar o contato entre empresas e profissionais. Sheila Kurtz, que lidera o Programa Inclusão, da Assessoria de Responsabilidade Social da FIESC, destacou as principais oportunidades oferecidas pelo Portal da Inclusão, ferramenta da FIESC, e falou das ações conduzidas pelas entidades SESI e SENAI. “Encontros como esse reforçam o nosso compromisso com essa importante pauta. O Programa Inclusão tem como foco conectar indústrias e pessoas com deficiência para criar oportunidades e desenvolvimento, melhorando assim a vida das pessoas”, afirmou.

O Portal da Inclusão será uma das ferramentas utilizadas na Semana Inclusiva para o cadastramento de candidatos e vagas de trabalho. O site é gratuito, no qual, voluntariamente, as pessoas com deficiência podem se cadastrar e se candidatar para as vagas disponíveis.  Dentro dele é possível imprimir currículos e ter acesso aos contatos das empresas. 

Na quarta, dia 22, o evento terá uma roda de conversa sobre a importância do esporte e do lazer para uma vida saudável, com participação da colaboradora da FIESC Francielle dos Santos que contará sua experiência com o surf.

::: Atuação voltada à inclusão
A FIESC, por meio do SESI e do SENAI, atua em inclusão há 17 anos com ações na educação para qualificar profissionais e com ações em saúde, segurança e consultoria para empresas no processo de inclusão de pessoas com deficiência. Por meio de vídeo, Junior Matiello, analista de sistemas de uma empresa de Blumenau, contou que realizou o sonho de se capacitar e conquistar seu espaço no mercado de trabalho graças à formação realizada no SESI e no SENAI. Ele iniciou sua carreira profissional como professor de educação física, mas migrou para a área de tecnologia. “Foi essa capacitação que me possibilitou recriar minha carreira e me apaixonar pela área que atuo hoje”, relatou Matiello.

De 21 a 23 de setembro, as atividades ocorrem totalmente online. Serão abordados temas como: Diversidade e Inclusão; Cuidado e Bem Estar; Esporte e Lazer; Trabalho e Emprego; Novas tecnologias; Novas linguagens e acessibilidade. Já na abertura do evento, acontecerá o lançamento do “Dia D – Feirão de Emprego para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS”.

foto>PML, arquivo, divulgação

Posts relacionados

Reputação, inteligência artificial e gestão estratégica são temas do Radar Summit

Redação

Educação de Criciúma se prepara para as provas do Saeb 2025

Redação

Secretaria de Educação lança política de formação continuada de professores

Redação