Blog do Prisco
Manchete

Na Semana Inclusiva, Fiesc destaca ações educativas e Portal voltado ao tema

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) participa esta semana (de 21 a 23 de setembro) das ações alusivas à sétima edição da Semana Inclusiva SC. O evento tem apoio da Federação e é promovido pelo  Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT) e da Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina, em parceria com mais de 58 entidades governamentais e não-governamentais do estado.

Na quinta (16), uma live promovida pelas entidades deu início à sensibilização das empresas a respeito do tema, orientando sobre a Lei de Cotas e sobre a proposta da Semana Inclusiva, criada justamente para facilitar o contato entre empresas e profissionais. Sheila Kurtz, que lidera o Programa Inclusão, da Assessoria de Responsabilidade Social da FIESC, destacou as principais oportunidades oferecidas pelo Portal da Inclusão, ferramenta da FIESC, e falou das ações conduzidas pelas entidades SESI e SENAI. “Encontros como esse reforçam o nosso compromisso com essa importante pauta. O Programa Inclusão tem como foco conectar indústrias e pessoas com deficiência para criar oportunidades e desenvolvimento, melhorando assim a vida das pessoas”, afirmou.

O Portal da Inclusão será uma das ferramentas utilizadas na Semana Inclusiva para o cadastramento de candidatos e vagas de trabalho. O site é gratuito, no qual, voluntariamente, as pessoas com deficiência podem se cadastrar e se candidatar para as vagas disponíveis.  Dentro dele é possível imprimir currículos e ter acesso aos contatos das empresas. 

Na quarta, dia 22, o evento terá uma roda de conversa sobre a importância do esporte e do lazer para uma vida saudável, com participação da colaboradora da FIESC Francielle dos Santos que contará sua experiência com o surf.

::: Atuação voltada à inclusão
A FIESC, por meio do SESI e do SENAI, atua em inclusão há 17 anos com ações na educação para qualificar profissionais e com ações em saúde, segurança e consultoria para empresas no processo de inclusão de pessoas com deficiência. Por meio de vídeo, Junior Matiello, analista de sistemas de uma empresa de Blumenau, contou que realizou o sonho de se capacitar e conquistar seu espaço no mercado de trabalho graças à formação realizada no SESI e no SENAI. Ele iniciou sua carreira profissional como professor de educação física, mas migrou para a área de tecnologia. “Foi essa capacitação que me possibilitou recriar minha carreira e me apaixonar pela área que atuo hoje”, relatou Matiello.

De 21 a 23 de setembro, as atividades ocorrem totalmente online. Serão abordados temas como: Diversidade e Inclusão; Cuidado e Bem Estar; Esporte e Lazer; Trabalho e Emprego; Novas tecnologias; Novas linguagens e acessibilidade. Já na abertura do evento, acontecerá o lançamento do “Dia D – Feirão de Emprego para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS”.

foto>PML, arquivo, divulgação