Blog do Prisco
Notícias Últimas

Na tribuna deputado Dr. Vicente destaca o Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia

O deputado Dr.Vicente Caropreso (PSDB), que é médico neurologista, usou a tribuna do parlamento nesta terça-feira (26) para lembrar que nesta data o mundo inteiro realiza ações de conscientização sobre a Epilepsia. O dia é chamado o “Purple Day” , em português “Dia do Roxo” ,  e nesta data profissionais de saúde e ativistas vestem-se de roxo para conscientizar a população sobre esse sério problema,

O parlamentar enfatizou que como médico já atendeu inúmeras pessoas com epilepsia e que como deputado na legislatura anterior foi o autor da Lei 16.657/2015 que instituiu o dia 26 de março como Dia Estadual da Conscientização sobre a Epilepsia em Santa Catarina.

A data também chama a atenção para e ajuda a difundir informações e esclarecimentos como forma de evitar todas as formas de discriminação e de  promover a inclusão profissional e a qualidade de vida da pessoa com Epilepsia melhorando o acesso dos pessoas que sofrem com a doença a todas as formas de tratamento existentes,

Ressaltou a importância de um diagnóstico correto para evitar erros no manejo e controle de crises a doença. O deputado lamentou que muitos pacientes ainda estão enfrentando dificuldades no acesso a exames e consultas especializadas em nível primário, o que prejudica o correto acompanhamento clínico dos pacientes.

Outra dificuldade, segundo Caropreso,  é o acesso a exames complementares básicos como eletroencefalograma e tomografia de crânio,  situação que segundo o parlamentar comprova uma falha assistencial principalmente no SUS, Sistema Único de Saúde.

“Mais de 70% dos pacientes têm um bom controle de crises, 20% deles convivem com essas crises e 10% são pacientes com muita dificuldade de controle. São os chamados casos refratários. Para este grupo estão reservadas outras opções terapêuticas invasivas de investigação e tratamento como as cirurgias de epilepsia”, observou.

O Parlamentar também destacou as ações implementadas em 2017, quando secretário de Estado da Saúde como por exemplo o início do projeto do Tele Eletroencefalograma,iniciativa  que vai permitir que o exame seja realizado em diversas cidades do Estado com diagnóstico remoto sendo realizado no Hospital Universitário em Florianópolis como já acontece com os eletrocardiogramas.

Fotos : Agência AL