Blog do Prisco
Notícias Últimas

Na véspera da eleição, campanha de Elson faz caminhada em clima de segundo turno

Militância da maior frente popular do país percorre ruas do centro de Florianópolis e é chamada a virar voto

O último dia de campanha do candidato a prefeito de Florianópolis do professor Elson Pereira (PSOL) e do vice Lino Peres (PT) para o primeiro turno contou com caminhada de militantes da maior coalizão do campo progressista do país pelas ruas do centro da cidade. O ato, que partiu da escadaria da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, na manhã deste sábado, foi marcado pela expectativa de chegada ao segundo turno. Elson, que aparece como segundo colocado na última pesquisa Ibope, incentivou a militância a aproveitar o dia para virar votos.
Por ser considerada exemplo na união do campo progressista, a candidatura de Elson ganhou destaque nacional. Para além de um mês e meio de campanha nas ruas e nas redes, a aliança teve um longo caminho de construção. Foram quase dois anos de diálogo e planejamento, lembrados durante o discurso dele em frente à Catedral. “Estamos muito felizes porque acertamos na nossa campanha graças à formação da maior frente democrática do país. Acreditamos que chegaremos ao segundo turno. Somos a única candidatura antibolsonarista com viabilidade eleitoral. A única com propostas para transformar Florianópolis, que é muito bonita, mas que tanto sofre de problemas ambientais, de mobilidade e de injustiça social. Vamos trazer nossa cidade para o século 21 do ponto de vista das políticas públicas e do urbanismo”, afirmou Elson.
A coligação, formada por PSOL, PT, PDT, PCdoB, PSB, REDE, UP, além das organizações PCLCP e UCB, se unificou com a perspectiva de vencer a onda bolsonarista, que tomou conta do país, e o histórico de governos conservadores na capital, salvo o hiato entre 1993 e 1996, do governo Sérgio Grando e Afrânio Boppré. As propostas para a cidade são marcadas por princípios voltados à inclusão social, ao desenvolvimento econômico pleno, ao cuidado com as pessoas, à proteção do meio ambiente, à valorização do planejamento urbano e à participação popular nas decisões públicas.
“Nossa frente despertou um sentimento de esperança como aconteceu na época do Grando, que marcou Florianópolis e as pessoas nunca mais esqueceram. Vamos aprofundar as ações da frente popular de Grando. As oligarquias que estão no poder estão aquém do que o povo merece. Vamos fazer a população voltar a ser a protagonista dessa cidade”, acrescentou Lino.
Os partidos da Frente Democrática por Floripa vão concorrer com a maior chapa proporcional dos últimos tempos. São 105 postulantes ao posto de vereadora/vereador, com representantes de todas as regiões, muitos deles da periferia, e de diversos movimentos, como negro, LGBTQIA+, agroecológico, saúde e da causa animal. Há, inclusive, candidaturas coletivas.