Blog do Prisco
Notícias Últimas

Naatz debate fortalecimento do Turismo regional no Oeste e Extremo Oeste

O presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ivan Naatz (PL) cumpre roteiro de encontros nas regiões  Oeste e Extremo Oeste catarinense , nesta semana, onde trata de projetos e ações para o fortalecimento do turismo regional , além de emendas parlamentares para melhorias no setor de infraestrutura dos municípios.  

Conforme o parlamentar, a ideia é  prosseguir uma política de parceria  e de intercâmbio que já vem sendo desenvolvida com lideranças do trade turístico e secretarias municipais das prefeituras no sentido de fortalecer os atrativos já existentes e transformar em produto turístico  os novos potenciais que estão surgindo nas regiões. Naatz  explica que com a  redução gradativa dos efeitos da pandemia do Covid-19  e à volta a normalidade a partir do ano que vem ,  a procura por turismo e lazer terá grande aumento, sobretudo nos destinos turísticos regionais mais próximos da moradia dos visitantes ,e, portanto, é um momento propício para debater a questão e definir investimentos em profissionalização e melhoria da infraestrutura receptiva.

Ainda segundo  Ivan Naatz , estes encontros e debates são importantes para o fortalecimento do turismo regional com apresentação de dados e troca de informações para que os municípios avaliem rumos e resgatem a necessidade de maior investimento no setor como fonte de geração de mais emprego e renda. Conforme o parlamentar ,  o papel da Comissão de Turismo,  além deste estímulo oficial com seminários, reuniões e audiências públicas, tanto na Alesc como diretamente nas regiões turísticas do estado, é o de contribuir ainda com ações e projetos no sentido de desburocratizar a legislação para facilitar o crescimento do turismo regional.

PONTE –  Na região do Extremo Oeste, o deputado Ivan Naatz visitou ainda o local onde está prevista a  construção da ponte sobre o Rio Uruguai , entre Itapiranga e Barra do Guarita ( RS) e destacou que é  extremamente importante pois fará com que as regiões saiam de um final de linha e passem a ser um corredor de negócios. O deputado afirmou que irá se engajar na mobilização regional para ajudar a viabilizar a obra diante dos governos estadual e federal , uma luta que já dura mais de 40 anos . O roteiro  do deputado pela região inclui ainda visitas  aos municípios de Chapecó, Xanxerê, Águas de Chapecó, São Carlos, Caibi, Mondaí, São João do Oeste, Cunha Porã, São Miguel do Oeste, São Miguel da Boa Vista e Dionisio Cerqueira.

Foto : Reunião e debate sobre turismo regional em São Miguel do Oeste ( Divulgação) .