Blog do Prisco
Manchete

“Não farei orçamento secreto”, diz Décio Lima sobre governabilidade

Candidato afirmou durante debate que fará governo amplo em SC

O candidato da frente de esquerda, autodenominada Frente Democrática (PT, PSB, PCdoB, PV e Solidariedade) ao governo de Santa Catarina, Décio Lima, rejeitou a hipótese de governar por meio da compra de votos com recursos públicos, mecanismo criado pelo governo de Jair Bolsonaro e amplamente criticado por especialistas.

Segundo Décio, é preciso governar com ampla participação da sociedade organizada para estabelecer uma gestão plural do estado. “Ninguém governa sozinho. Farei um governo plural, de resultados, com capacidade técnica para levar melhorias à população”, afirmou o candidato, durante o primeiro debate do segundo turno promovido neste sábado (15) pela SCC SBT.

“Vou governar com todos. Será um governo em que empresários, cooperativas, o agronegócio, os pequenos empreendedores, irão indicar os secretários e contribuir com a administração do estado”, completou.

Durante o debate, o candidato destacou as conquistas das gestões do PT no estado – como a duplicação da BR-101 e a reforma portuária – que injetaram mais de R$ 14 bilhões na economia catarinense. Foi um período, segundo ele, que contou inclusive com o apoio do senador Jorginho Mello (PL) no governo da presidente Dilma Rousseff. “Você nos ajudou muito naquela oportunidade, entregando resultados para Dilma”, afirmou ao adversário.

Décio criticou também a queda de investimentos em Santa Catarina durante a gestão de Bolsonaro, que retornou somente 7% dos impostos pagos por catarinenses em melhorias para a população. O candidato se comprometeu a retomar os investimentos necessários para o estado caso seja eleito.

De acordo com Décio, a recuperação de investimentos federais e o pacote que será elaborado para impulsionar a infraestrutura catarinense será fundamental para retomar a capacidade produtiva da economia do estado, hoje a 6ª maior do Brasil.

Digitalização e educação
Apoiado pelo ex-presidente Lula, que lidera todas as pesquisas de intenção de voto, Décio afirmou que buscará uma revolução tecnológica no estado colocando “Santa Catarina dentro de um aplicativo”. “Assim teremos transparência dos atos do estado e ampliaremos a oferta de serviços, como abertura de empresas e agendamento de cirurgias”, disse.

Nesse sentido, Décio ressaltou que levará tecnologia para as escolas do estado, em parceria com as prefeituras, e que irá retomar a educação de Santa Catarina. Segundo ele, esse processo contará também com a valorização dos docentes.

“Precisamos fazer a inclusão digital em Santa Catarina. Vamos iniciar 2023 junto com os profissionais da educação, os professores, para fazer esse processo de valorização”, disse.

Creches e Segurança
Décio defendeu a implementação de melhorias para as mães trabalhadores e empreendedores de Santa Catarina, comprometendo-se a ampliar a estrutura de creches no estado. As declarações ocorrem num momento de crise na educação infantil em função do corte de 97% dos recursos federais para construção de novas creches.

“Temos a Bia Vargas, nossa vice, liderando esse processo. Com isso, na área da educação vamos garantir, junto aos prefeitos, uma solução para nossas creches – seja com a compra de vagas ou com a utilização da estrutura das escolas estaduais”, afirmou.

O candidato disse ainda que irá valorizar as polícias militar e civil para garantir segurança pública em Santa Catarina: “Precisamos dar condições de trabalho para esses profissionais que, com certeza, terão autonomia e o apoio do governo estadual para proteger o cidadão”.

Saúde e infraestrutura
O candidato afirmou como proposta para resolver a saúde, a criação do Sistema Único de Saúde – SUS Catarinense e defendeu o maior projeto de infraestrutura para Santa Catarina. E explicou, que os investimentos virão da recuperação da relação federativa do estado com o governo federal.

foto>Ronildes da Costa, divulgação