Blog do Prisco
Manchete

Napoleão Bernardes será palestrante de abertura de fórum realizado pelo Banco Mundial

O ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, foi convidado para ministrar a palestra de abertura do Fórum Global de Parceiros do Programa Global Partnership for Social Accountability (GPSA), organizado pelo Banco Mundial. Realizado entre os dias 19 e 21 de novembro, o evento ocorrerá em Washington, capital dos Estados Unidos, e tratará de temas relativos à responsabilidade social e desafios para a inclusão dos cidadãos.

De acordo com a programação oficial, Bernardes discursará logo após às boas-vindas de Jeff Thindwa, coordenador do Programa GPSA. “Sinto-me muito feliz em poder levar a bandeira de Blumenau e de Santa Catarina literalmente para o mundo, tendo em vista se tratar de um evento global do Banco Mundial, referência na promoção das boas práticas de governança pública”, afirma. Ele será o único representante brasileiro a palestrar no fórum.

Durante 45 minutos, o ex-prefeito blumenauense abordará a importância da transparência e da participação social na gestão pública. Ao longo dos seis anos em que administrou a terceira maior cidade do estado, Napoleão priorizou medidas de abertura e fornecimento de informações públicas, por intermédio do Portal da Transparência, para ampliar o controle social. As ações implementadas nesta área renderam, inclusive, dois reconhecimentos do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública da Udesc/Esag, nas edições de 2016 e 2018.

“Abrir a gestão pública para informar e influenciar cidadãos engajados é uma das prioridades do atual momento. A participação ativa da sociedade civil, de acordo com a minha experiência, contribui para termos um governo melhor e mais atuante. Os cidadãos querem justamente isso: profissionalização da gestão e governança colaborativa, para aumentar a eficiência e proporcionar melhores serviços públicos”, destaca.

Atualmente, Bernardes é professor titular da Faculdade de Direito da Universidade Regional de Blumenau (Furb) e realiza doutorado em Ciência Jurídica na Universidade do Vale do Itajaí (Univali).