Blog do Prisco
Manchete

Napoleão Bernardes será palestrante de abertura de fórum realizado pelo Banco Mundial

O ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, foi convidado para ministrar a palestra de abertura do Fórum Global de Parceiros do Programa Global Partnership for Social Accountability (GPSA), organizado pelo Banco Mundial. Realizado entre os dias 19 e 21 de novembro, o evento ocorrerá em Washington, capital dos Estados Unidos, e tratará de temas relativos à responsabilidade social e desafios para a inclusão dos cidadãos.

De acordo com a programação oficial, Bernardes discursará logo após às boas-vindas de Jeff Thindwa, coordenador do Programa GPSA. “Sinto-me muito feliz em poder levar a bandeira de Blumenau e de Santa Catarina literalmente para o mundo, tendo em vista se tratar de um evento global do Banco Mundial, referência na promoção das boas práticas de governança pública”, afirma. Ele será o único representante brasileiro a palestrar no fórum.

Durante 45 minutos, o ex-prefeito blumenauense abordará a importância da transparência e da participação social na gestão pública. Ao longo dos seis anos em que administrou a terceira maior cidade do estado, Napoleão priorizou medidas de abertura e fornecimento de informações públicas, por intermédio do Portal da Transparência, para ampliar o controle social. As ações implementadas nesta área renderam, inclusive, dois reconhecimentos do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública da Udesc/Esag, nas edições de 2016 e 2018.

“Abrir a gestão pública para informar e influenciar cidadãos engajados é uma das prioridades do atual momento. A participação ativa da sociedade civil, de acordo com a minha experiência, contribui para termos um governo melhor e mais atuante. Os cidadãos querem justamente isso: profissionalização da gestão e governança colaborativa, para aumentar a eficiência e proporcionar melhores serviços públicos”, destaca.

Atualmente, Bernardes é professor titular da Faculdade de Direito da Universidade Regional de Blumenau (Furb) e realiza doutorado em Ciência Jurídica na Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

 

Posts relacionados

Revisão do eleitorado encerra em 65 municípios no dia 28 de junho

Redação

MDB terá novo presidente por consenso

Redação

Nova eleição em São Francisco do Sul será realizada em 26 de abril de 2020

Redação