Blog do Prisco
Notícias Últimas

Natalino consegue mais agrônomos ao Meio-Oeste

Governo do Estado garantiu a contratação de quatro profissionais para Videira, Arroio Trinta e Tangará

Em busca do fortalecimento da economia leiteira na região do Meio-Oeste, o deputado Natalino Lázare obteve a confirmação, na manhã desta segunda-feira, 13, de que quatro novos agronômos serão contratados para auxiliar o produtor rural. Quem assegurou que a conquista está garantida foi o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Luiz Ademir Hessmann. Natalino, acompanhado do secretário-executivo da  Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Videira, Euro Vieceli, esteve em audiência com Hessmann na sede da empresa pública, em Florianópolis.

No encontro, Hesssman destacou que a solicitação do deputado Natalino já recebeu aval positivo por parte do Governo do Estado e ainda garantiu que, além de Videira, os municípios de Tangará e Arroio Trinta, onde o profissional vai atuar no Programa “Agro30 Carne e Leite”, também serão beneficiados nesta etapa.

Natalino Lázare - Luiz Hessmann

“O deputado Natalino está quase que diariamente na Epagri buscando soluções e alternativas para atender as demandas, principalmente, ligadas ao agronegócio catarinense. E nós, como instituição, estamos à disposição para desenvolver ações e parcerias que supram essas necessidades”, afirma o presidente.

Lázare ressalta a importância do trabalho do técnico junto ao produtor rural.

“Esta é uma reivindicação antiga da nossa região. É uma conquista e mostra claramente que a região está sendo ouvido porque agora tem voz junto ao governo do Estado,” salienta Natalino Lázare, frisando a importância da atuação conjunta com Euro Vieceli.

Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, Vieceli também comemorou o resultado da audiência. “Não poderíamos deixar essa oportunidade passar, deixando os agrônomos irem para outras regiões do Estado.”

PRODUÇÃO NO ESTADO

Catarina é o quinto maior produtor de leite do Brasil, sendo que a agricultura familiar responde por quase 90% de toda produção do estado. Nos últimos anos, de 2000 a 2013, a produção catarinense de leite aumentou 190%, muito a cima da média nacional. Os números são ainda maiores se falarmos das regiões do Oeste e Sul Catarinense, que cresceram 256% e 223% em produção no mesmo período. Em 2015, o estado produziu cerca de 3,05 bilhões de litros.