Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Natalino homenageia médico Francisco Karam

*Outorga do título aconteceu na noite desta segunda-feira (23), no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Na noite desta segunda-feira (23), em sessão solene no Plenário Deputado Osni Régis, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), através de uma indicação do deputado Natalino Lázare (PR – D na foto de capa), concedeu ao médico Francisco Karam a Comenda do Legislativo Catarinense. A honraria máxima do Parlamento é outorgada anualmente àqueles que promovem o engrandecimento social, cultural, político e econômico do Estado.

O deputado promoveu a indicação de Karam pela sua luta histórica em favor da medicina e das pessoas, quando acompanhou de perto momentos históricos da profissão como a descoberta das vacinas e das novas tecnologias de imagem, que hoje permitem um diagnóstico preciso dos pacientes. Além disso, é reconhecido como uma das mais importantes autoridades médicas do Estado. A comenda foi recebida pela filha de Karam, a médica Carmen Karam Muller (D na foto interna), acompanhada das irmãs Vera Karam Kleinubing, Elisabeth Karam e do neto João Paulo Kleinubing (E na foto de capa)

Conforme o parlamentar, a outorga é justa e merecida, pois quando Karam iniciou a carreira médica não haviam hospitais, luz elétrica, condução ou estradas, um período difícil que exigia esforço redobrado para salvar vidas. Peculiaridades deste tempo ele conta no seu segundo livro: “Memórias de um médico do Interior”, lançado em 1999 pela Editora Insular e que traz experiências vividas por ele e seus pacientes, nas décadas de 40 e 50.

Instituída pela Resolução nº 002 de 2008, a Comenda unifica as homenagens concedidas pelo Parlamento Estadual e tem a finalidade de prestigiar, sem qualquer diferenciação, todos os condecorados. Neste ano, foram outorgadas 45 comendas, 40 indicadas pelos deputados titulares e cinco por parlamentares licenciados para assumirem secretarias no Executivo e por suplentes que assumiram cadeiras durante a 18ª Legislatura.

natalino lázare carmen

QUEM É FRANCISCO KARAM:

Filho de pai e mãe libaneses, educado por uma madrasta uruguaia, tem 96 anos. Nasceu na cidade de Bagé(RS), quase na fronteira com o Uruguai, no dia 5 de março de 1919. Fez o curso de medicina na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, atual Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de 1938 a 1943. Foi médico em Tupandi (RS), Arroio Trinta (SC) e em Videira (SC). Acompanhou as mudanças da medicina, especializando-se em Raios X e ultra-som. É membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia. Escreveu artigos médicos publicados nas décadas de 40 e 50 nas revistas “O Hospital” e “Revista Brasileira de Medicina”, ambas editadas no Rio de Janeiro. Casado com Lourdes, tem oito filhos – Maria, Vera, Ana Lúcia, Miriam, Elizabete, Carmem, Paulo e Suzana. Escreveu, na década de 50, o livro “Pedra Branca”, publicado em 1993 pela Rio Quinze Editora, com o pseudônimo de Yussef Almanara. Em 1998, voltou a escrever. Tem produzido inúmeros artigos sobre vida e medicina, publicados em diversos jornais.

 

 

Fotos: divulgação

Posts relacionados

Apesar de 59,2 mil novas vagas em 2025, emprego mostra sinais de desaceleração em SC

Redação

Polícia Civil de Santa Catarina inaugura laboratório de análise de dados

Redação

Evento na Suíça fortalece Santa Catarina como plataforma internacional de inovação e negócios

Redação