Blog do Prisco
Coluna do dia

Ninho em chamas

O PSDB realizou convenções municipais em quase 200 municípios no domingo. Na Capital o pleito interno não se realizou. Após várias reuniões, sexta-feira, o presidente estadual da sigla, deputado Marcos Vieira, determinou a suspensão do evento partidário. Os encontros de última hora visavam a um acordo para que o processo se realizasse normalmente. Àquela altura, a chapa 1, de oposição ao atual comando do diretório florianopolitano, que tem respaldo total do próprio Vieira, havia sido impugnada sob um argumento gelatinoso: filiações em bloco a poucos dias da convenção.

No fim da tarde de sexta, Vieira distribuiu nota explicando a decisão de suspender a eleição. Antes deste imbróglio, a assessoria do PSDB encaminhou material de imprensa ressaltando “a maior mobilização da história dos tucanos de Santa Catarina.” E, nas palavras de Marcos Vieira, “uma grande festa da democracia tucana.”

 

Queda-de-braço

Na Capital, a festança esbarrou no racha interno e no desentendimento entre os dois grupos: de um lado, o vice-prefeito João Batista Nunes e o próprio presidente estadual; de outro, o secretário-adjunto de Educação de Florianópolis, Luciano Formighieri, que é suplente de vereador e ligado ao deputado Mário Marcondes. A turma da Chapa 1 conta, ainda, com o respaldado do senador Paulo Bauer e dos secretários de Estado Vicente Caropreso (Saúde) e Leonel Pavan (Turismo).

 

Mão de ferro

Marcos Vieira controla o tucanato de dentro de seu gabinete. Não há espaço para debates e divergências políticas.

 

Via judicial

Os militantes “impugnados” até consideram que têm poucas chances de ganhar no voto o diretório da Capital, mas pleiteiam o direito de pelo menos ir para a disputa. Com a palavra o Judiciário, que deve ter que decidir mais esta pendenga política.

 

Histórico

No dia 3 de julho de 2015, Marcos Vieira conquistou a presidência estadual do PSDB, suplantando, de forma surpreendente, Paulo Bauer. O senador não conseguiu renovar o mandato.

 

Troco?

Bauer agora apoia a chapa de oposição ao grupo de Vieira na Capital, secção partidária que ele comanda há 15 anos! Há fortes indícios de que o deputado estadual seguirá dando as cartas em Florianópolis. Mas sua banca agora tem concorrência dentro do baralho tucano.

 

Sorrisos

Deputada federal Geovânia de Sá era só sorrisos durante o ato de entrega simbólica de emenda parlamentar à prefeitura de Criciúma. Trata-se de R$ 1,8 milhão a serem aplicados na Saúde. Prefeito Clésio Salvaro, correligionário dela, também estava sorridente.

 

Padrinho

Apesar de aninhados no PSDB, Clésio e Geovânia já trocaram algumas bicadas recentemente, mas o clima parece apaziguado. Ela vem tendo atuação destacada em seu primeiro mandato de federal. Se contar com o apoio do alcaide, potencializa substancialmente suas projeções reeleitorais em  2018.

 

Tacada

Michel Temer colocou um elefante chamado Reforma da Previdência na sala. Enquanto todos, boquiabertos, observavam o bicho em função de seu tamanho e da falta de jeito, o presidente articulou o início da reforma trabalhista. Aprovada a toque de caixa na Câmara, a terceirização (primeiro passo importante para mudanças profundas nas relações de trabalho) foi sancionada pelo presidente e já é lei!