Blog do Prisco
Destaques

Nota de pesar pelo falecimento do ex-presidente do CRM-SC

Segue a nota oficial do Conselho Regional de Medicina (CRM) pela morte do seu ex-presidente, médico Jorge José de Souza Filho, o popular Jacaré. Deixará saudades. Além da competência profissional, era um ser humano exemplar, amigável, inteligente, articulado e muito benquisto.
“O CRM-SC lamenta o falecimento do médico dermatologista e ex-presidente deste Conselho, Dr. Jorge José de Souza Filho, nesta tarde de sexta-feira, 26/02, e se solidariza com familiares e amigos neste momento de dor.
Dr. Jorge foi conselheiro e presidente do CRM-SC por duas gestões consecutivas, no período de 1977 a 1980. No seu mandato, foi responsável pela edição do primeiro jornal do Conselho, distribuído para todos os médicos catarinenses e foi autor da primeira Resolução da entidade, para o controle ético das clínicas e hospitais.

Foi na gestão dele que o CRM-SC iniciou o arquivo com os prontuários de informações de todos os médicos do estado. Além disso, admitiu o primeiro quadro de funcionários, contratando um consultor jurídico.

Formado pela Universidade Federal do Paraná e com pós graduação no Instituto de Medicina Tropical e no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, Dr. Jorge começou a atuar em Florianópolis em 1967.

Em 40 anos de profissão, atuou no Hospital Caridade entre os anos de 1967 e 1980 e no Hospital Celso Ramos desde sua graduação até sua aposentadoria. Dr. Jorge foi professor titular na UFSC, chefiando a disciplina de Dermatologia e o Serviço de Dermatologia.

Foi presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e criou e presidiu, em Florianópolis, a secção regional da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) de 1974 a 1992. Publicou diversos artigos científicos e livros, como o livro “Drogas e Doenças em Dermatologia”.

A comunidade médica perde um grande profissional, que muito contribuiu na sua área de atuação e inspirou ao servir de exemplo para muitos médicos. Nossos sentimentos aos familiares e amigos.”