Blog do Prisco
Destaques

Nova diretoria é eleita para AEMFLO e CDL de São José

A diretoria da Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis, a AEMFLO e a Câmara de Dirigentes Lojistas de São José, a CDL-SJ, elegeram as suas diretorias nesta segunda-feira, 26/6. Com o slogan “Associativismo e inovação: o poder da colaboração transformadora”, os novos diretores pretendem dar um impulso ainda maior às bandeiras da entidade com foco na inovação, tema que já vem sendo incentivado pelas entidades com diversas ações. A posse das diretorias eleitas vai acontecer na próxima segunda-feira, 3/7, às 19h30, na sede da AEMFLO e CDL, no Distrito Industrial de São José.

Segundo o presidente eleito, Gilberto Rech, o trabalho em prol do desenvolvimento econômico é realizado em parceria e em conjunto por muitas pessoas que se doam voluntariamente. “Fazemos o trabalho de luta pela classe produtiva a muitas mãos e é assim que queremos continuar nossa gestão à frente da AEMFLO e da CDL de São José”. O empresário Gilberto João Rech foi candidato à presidência, com chapa única. Rech estava como presidente em exercício das entidades, e substituiu o ex-presidente José Marciel Neiss. Rech foi eleito como vice-presidente nas eleições de 2021.

João Moacir Will, presidente do Conselho Deliberativo das entidades, explicou que as entidades têm um papel importante na economia regional e aglutinam mais de 3,8 mil empresas. “Representamos a diversidade da economia de São José e de toda a região metropolitana e esta força impulsiona as nossas entidades”.

Laércio Tabalipa, membro do Conselho Deliberativo e coordenador da Comissão Eleitoral, ressaltou a importância da transparência do processo eleitoral da entidade. “A votação seguiu os parâmetros previstos no estatuto com muita lisura e credibilidade”.

A nova diretoria vai atuar para reforçar os propósitos das entidades, como o associativismo, com a intenção de integrar os associados, levar informações para desenvolvimento de suas atividades e crescimento do número de associados. Vai continuar a reforçar a inovação com a implementação de novos serviços para as empresas associadas e processos inovadores na gestão das entidades. Vai fortalecer a representatividade com a participação em reuniões e eventos das Federações como a Facisc e a FCDL, órgãos e entidades públicas e sociais para defender os interesses das empresas. Além disso, também vai promover parcerias, incentivos, ações com entidades públicas e privadas para fomentar empresas e o ecossistema de inovação como foco no desenvolvimento econômico, e fomentar a integração entre as entidades empresariais da região, fortalecendo o associativismo regional e unindo forças empresariais.

Entre as bandeiras defendidas pelas entidades estão a mobilidade urbana, consolidação da Região Metropolitana com solução de problemas através da Governança Metropolitana, COMDES e SUDERF (Coderf), melhoria da infraestrutura das áreas industriais de São José, acompanhamento do Plano Diretor de São José, aumento da Segurança através de soluções para pessoas em situação de rua. Além disso, bandeiras regionais como a Alça de contorno da BR-101, melhoria da saúde e do Hospital Regional, regulamentação da Lei da Liberdade Econômica na legislação dos municípios, além da melhoria do saneamento básico e a despoluição das baías Norte e Sul, entre outras bandeiras estaduais e nacionais.

Perfil

Gilberto João Rech é natural de Criciúma e mora em São José desde criança. É casado há 38 anos com Eliane Oliveira Rech, tem dois filhos, três netos e um bisneto. Começou a trabalhar muito cedo e aos 13 anos já tinha carteira assinada. Formado em Engenharia Mecânica pela Unisul, trabalhou a vida toda na área metalúrgica mecânica industrial. Fez vários cursos nos mais diversos segmentos da área e atuou como ajustador, torneiro, áreas mecânica e pneumática, desenho mecânico, eletromecânica e processos industriais. O empresário é proprietário da Metalurgica GR desde 1995. Conta com 24 colaboradores e especializada em manutenção industrial, tornearia, convencional e CNC, solda, serralheria, desenvolvimento de projetos espaciais e fabricação na área de metalurgia. A empresa é todo gerido pela família. Gilberto é o diretor. A esposa Eliane faz a gestão financeira, a filha Patrícia o administrativo e o neto Rafael cuida da área de Compras.

Em 2007, Rech ingressou no associativismo através da AEMFLO e CDL de São José. já atuou como membro do Conselho Deliberativo. Foi vice-presidente do Conselho Deliberativo. Também atuou como vice-presidente de Administração, vice-presidente de Assistência e Serviços, vice-presidente de Patrimônio e vice-presidente de Relações institucionais das entidades. Foi membro efetivo na elaboração do Plano Diretor de São José, membro do Conselho do Banco Empreendedor e atualmente Presidente da AEMFLO e CDL de São José.

_A chapa ainda é composta por: _

Presidente AEMFLO e CDL-SJ: Gilberto João Rech

Vice-presidente de Relações Institucionais AEMFLO: Ewerton Luis Alves

Vice-presidente de Administração AEMFLO: Katia Cilene Tavares

Vice-presidente de Patrimônio AEMFLO e CDL-SJ: Afonso Legório da Silva

Vice-presidente de Assistência e Serviços AEMFLO: Luiz Ariosto Porto Velho

Vice-presidente de Finanças AEMFLO e CDL-SJ: Luiz Beirith

Vice-presidente de Relações Institucionais CDL-SJ: Cintia Dilene Pieri

– Vice-presidente de Administração CDL-SJ: Roberto Alexandre Carmes

– Vice-presidente de Assistência e Serviços CDL-SJ: Luan Pereira Tavares

AEMFLO e CDL de São José

A Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis, é um reflexo da história recente de São José. Foi criada em 1984. Já em 1999 foi fundada a CDL-SJ – Câmara de Dirigentes Lojistas de São José. As duas entidades se uniram e formam a entidade empresarial mais representativa da cidade. São 3,8 mil empresas associadas.