Blog do Prisco
Notícias Últimas

Nova fábrica de gelo no Terminal Pesqueiro de Laguna

O Terminal Pesqueiro de Laguna, que teve as operações prejudicadas pela quebra da fábrica de gelo, retomará as atividades com um novo equipamento. Nessa terça-feira, a Companhia Docas do Estado de São Paulo, que administra o porto, assinou o contrato com a empresa vencedora da licitação, a MacroPainel e Macrofrio Isolamentos Térmicos e Equipamentos para Refrigeração Ltda. O prazo para finalizar a instalação  é de 120 dias.    

O investimento, de mais de R$ 1 milhão, foi articulado pelo deputado federal Mauro Mariani, por meio da Secretaria Nacional de Portos (SNP).

Porto de Laguna

Segundo ele, estima-se que 40% da economia do município de Laguna seja gerado pelo terminal, que recebe embarcações de pescados destinados para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. “É um porto importante para a economia da região e do Estado, que é o maior produtor de pescados de SC. Com a fábrica de gelo funcionando novamente o porto volta a movimentar a economia, gerando emprego e renda para a nossa gente”, ressaltou Mariani.  

O administrador do terminal, Evandro Almeida, que também lutou pelo investimento, destacou que a nova fábrica será um divisor de águas para o porto, ao passo que irá permitir a produção de até 240 toneladas de gelo por dia. Antes a produção estava concentrada em torno de 80 toneladas.

A antiga fábrica de gelo está desativada desde dezembro de 2016 devido a um vazamento de amônia.