Blog do Prisco
Notícias Últimas

Novas contribuições do MPT e UNOPS para o combate à pandemia da Covid-19 em SC

O Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), por meio do Organismo das Nações Unidas (UNOPS), especializado em compras, finalizou novas doações para o combate e enfrentamento da Covid-19  no estado que enfrenta a pior fase da pandemia. Ao todo foram entregues 192 mil unidades de luvas, 129.400 unidades de máscaras cirúrgicas, 14.900 unidades de máscaras PFF2, 28.150 aventais e macacões, 600 óculos de segurança e 4.500 litros de álcool líquido 70% às secretarias de saúde das cidades de Bombinhas, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Tijucas, no litoral catarinense.

O secretário de Saúde da cidade de Bombinhas, Antônio Augusto Penteado, disse que os EPIS são importantes para garantir a segurança de quem trabalha na resposta à pandemia, além de contribuir para a tranquilidade no exercício do trabalho. Os equipamentos foram distribuídos para unidades básicas de saúde, clínica de especialidades, Centro de Testagem para a COVID-19 e Unidade de Pronto Atendimento, “garantindo que o trabalho dos nossos guerreiros da linha de frente pudesse acontecer de forma segura, tanto para si, quanto para os usuários do nosso serviço”.

O procurador do trabalho Sandro Eduardo Sardá, responsável pela destinação dos EPIs, ressalta que o MPT trabalha para proteger trabalhadores e trabalhadoras em diversas frentes. “Além das nossas atuações em defesa dos direitos constitucionais das trabalhadoras e dos trabalhadores,  também buscamos fazer destinações que garantam a melhoria de serviços públicos visando assegurar a dignidade da coletividade”, afirmou. Ele disse ainda que o MPT SC tem trabalhado em parceria com o UNOPS desde o início da pandemia contribuindo para a resposta à crise no estado.

Também foram destinados valores para a compra de três computadores para o Centro de Referência em  Saúde do Trabalhador (Cerest) de Joinville, por intermédio do UNOPS com recursos da atuação do MPT SC.  A procuradora do trabalho, Ana Carolina Martinhago Balam, que fez a destinação ao Cerest  explica que o Centro, ligado à secretaria de saúde municipal, “desde  o início da pandemia tem auxiliado na coordenação das ações de prevenção e combate à pandemia desenvolvidas pelas vigilâncias sanitárias. É mais um agente atuando na linha de frente e, portanto, estruturá-lo interessa a toda a sociedade”.

A Gerente de Saúde do Trabalhador/DIVS/SUV/SES que atua no Cerest Joinville, Regina Dal Castel Pinheiro, afirma que “a doação dos equipamentos notebooks vai nos auxiliar no desenvolvimento das ações já planejadas, especialmente no que diz respeito à pandemia do coronavírus”. De acordo com ela, a organização atua na busca de identificação e eliminação dos riscos existentes nos ambientes de trabalho.

Claudia Valenzuela, diretora e representante do UNOPS no Brasil,  diz que “o UNOPS aposta no cuidado com as pessoas durante a pandemia e usa sua capacidade nas áreas de compras, gestão de projetos e infraestrutura para isso”. Ainda segundo ela, o Escritório já adquiriu em parceria com o Ministério Público do Trabalho mais de três milhões de EPIs para diferentes estados do Brasil até o momento.