Blog do Prisco
Notícias

Nove corais cantam a Páscoa!

Evento faz homenagem especial ao Pe Ney Brasil Pereira, falecido no dia 04/01

O Coral Santa Cecília da Catedral de Florianópolis promove no dia 19 de abril de 2017, às 20h, na Catedral de Florianópolis, a 32ª edição do CONESPA, o “Concerto Espiritual da Páscoa”. Promovido pelo Coral Santa Cecília da Catedral Metropolitana, o evento reunirá, além do Coral Santa Cecília, mais oito corais convidados para cantarem a Páscoa do Senhor. Eles que farão homenagem especial ao Pe. Ney Brasil Pereira, regente do coral anfitrião por 43 anos (1973-2016), falecido no dia 04 de janeiro de 2017.
O evento reunirá oito corais convidados de Florianópolis. Neste ano, além do Coral Santa Cecília da Catedral, Associação Coral de Florianópolis, Associação Coral Ítalo-Brasileiro – ACIB, Associação Coral Hospital Florianópolis, Coral do Imperial Hospital de Caridade, Associação Coral BESC, Coral Sagrado Coração de Jesus e Coral Encantos, todos de Florianópolis.
Como é tradição, cada Coral se apresentará individualmente com três músicas de temas pascais e de composições do Pe. Ney Brasil Pereira. Ao final, todos os corais se unem para o canto do Aleluia de Haende e a peça terra tremuit do Pe. Ney Brasil Pereira, com acompanhamento de órgão e regidos pelo maestro Carlos Lucas Besen, Regente convidado.

“Convidamos todos a participar desta importante apresentação de música sacra que faz uma merecida homenagem póstuma ao nosso regente Pe. Ney Brasil Pereira”, disse Pedro Cabral Filho, regente do Coral Santa Cecília.

Mais informações com Pedro Cabral pelo fone 99980-2077.

Consepa

Histórico do Pe. Ney Brasil Pereira

Organista, compositor e regente, Pe. Ney nasceu em São Francisco do Sul, e iniciou seus estudos musicais no Seminário de Azambuja, Brusque, onde, de 1957 a 1970, desenvolveu uma intensa atividade de composição e regência coral, além de manter um mini-conservatório com alunos de vários instrumentos musicais: teclado, cordas e sopros.
Em 1962 e 1963 cursou dois semestres letivos na Faculdade de Música da Universidade de Duquesne, em Pittsburgh, Estados Unidos, retornando para Azambuja. Em 1973, após novos estudos em Roma, veio para Florianópolis, onde, além das aulas de Exegese bíblica no ITESC e do atendimento aos presos do Complexo Penal, assumiu o Coral Santa Cecília da Catedral, do qual é regente até hoje.
Pe. Ney tem também colaborado com a Comissão Nacional de Música Sacra, participando, nos últimos anos, da Equipe de reflexão da Música Litúrgica da CNBB. Várias de suas composições litúrgicas estão gravadas em LPs, K-7s, e CDs. A partir de 1992, tem-se batido pela mudança da letra do Hino do Estado. Como especialista em estudos bíblicos, colaborou, como tradutor, em várias edições da Bíblia nos últimos trinta anos, a última das quais sendo a Bíblia “da CNBB”, lançada em julho de 2001.
No mesmo ano, em setembro, Pe. Ney foi nomeado, pelo papa João Paulo II, membro da Pontifícia Comis­são Bíblica. No dia 23-3 de 2002, recebeu, da Câmara Municipal, o título de “Cidadão Honorário de Florianópolis”. No mesmo ano, no dia 22-8, nesta Catedral, foi-lhe conferida, pelo Governo do Estado, a “Medalha do Mérito Anita Garibaldi”. Em 22-8-2005 tomou posse da Cadeira 31 da Academia Desterrense de Letras.
Em 9-3 de 2006, por ocasião das comemorações do seu Jubileu de Ouro presbiteral, recebeu, da Câmara Municipal da sua cidade natal, o título de “Cidadão Benemérito de São Francisco do Sul”. Em maio de 2009, lançou o CD “Com Maria Mãe de Jesus”, por Ed. Paulinas COMEP, com 15 composições suas. Em novembro de 2013, foi admitido como sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, IHGSC.
Em outubro de 2014 foi lançado, pela Paulus, novo CD com suas composições, com a faixa-título “O amor jamais passará”. Em abril de 2015, foi lançado, pelas Paulinas, seu último CD, “Novos céus e nova terra”, com arranjos do Maestro Luiz Karam. Neste ano compôs o hino “N.Sra. da Ressacada” e, pelos 90 anos do Lira Tenis Clube, o Hino “No alto da Colina”. Faleceu no dia 04 de janeiro de 2017 após quase um mês internado no Hospital de Caridade, de Florianópolis.