Blog do Prisco
Manchete

Nove em cada dez técnicos formados pelo SENAI em SC estão empregados

Pesquisa encomendada pela CNI revela também que 91,1% das empresas pesquisadas preferem contratar profissionais formados pela entidade e 88,2% dos egressos informaram que pretendem ou já estão fazendo outro curso do SENAI

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que nove em cada dez técnicos industriais de nível médio formados pelo SENAI em Santa Catarina estão empregados. “Mais uma vez os resultados confirmam o elevado grau de empregabilidade dos estudantes que passam pelos cursos da instituição”, comenta o diretor regional do SENAI em Santa Catarina, Fabrizio Machado Pereira. No recorte nacional, 91,1% das empresas pesquisadas declararam preferir contratar técnicos formados pela entidade e 88,2% dos egressos informaram que pretendem ou já estão fazendo outro curso do SENAI.

A pesquisa foi realizada entre os meses de maio de 2022 e de 2023, pelo  Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco. Foram ouvidos 32,4 mil egressos, que concluíram a formação no SENAI em 2021. Na sequência, foram ouvidas 1,2 mil empresas que os empregam. As pesquisas de egressos são utilizadas para parametrizar o planejamento das ações para os próximos períodos e identificar o alcance de metas anteriores.

O levantamento identificou a percepção de que os profissionais formados não param de estudar e se aperfeiçoar. Além dos quase 90% que continuam estudando ou pretendem voltar à instituição, um em cada sete formados em cursos técnicos já estão cursando o ensino superior. “Eles têm o entendimento, correto, de que a capacitação e atualização profissional é uma necessidade constante, pois o mundo do trabalho se renova continuamente. Os avanços tecnológicos não param, da mesma forma que os modelos e processos produtivos”, afirma Pereira, que também é diretor de Educação e Tecnologia da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

Pereira cita o exemplo do conceito de indústria 4.0, que está se disseminando cada vez mais no setor. “Para garantir seu crescimento ou mesmo a sobrevivência, toda e qualquer indústria, independentemente do setor, porte ou localização, precisa olhar com atenção para as mudanças que esse conceito vem promovendo”, explica. Assim, o SENAI/SC está investindo R$ 16,5 milhões na implantação de 30 laboratórios que potencializam a oferta de formação para a indústria 4.0, dentro da iniciativa nacional intitulada SENAI + Digital. “É com políticas como essa, de capacitar os profissionais para as tendências do mundo do trabalho que garantimos níveis de empregabilidade mais elevados”, resume Fabrizio Pereira.