Blog do Prisco
Coluna do dia

Novela brasileira

Novela brasileira

Acatando pedido de habeas corpus impetrado pela defesa de João Rodrigues, o ministro do STF, Gilmar Mendes, devolveu o mandato ao oestino. O notório magistrado determinou a diplomação do ex-prefeito de Chapecó. Como consequência, ele será empossado como deputado no lugar de Ricardo Guidi (PSD), que fez menos votos. Rodrigues, que é correligionário de Guidi, aguarda a convocação do TSE, caso não ocorra nenhum fato novo até ele assumir.

João Rodrigues já havia conseguido a liberdade em outra decisão. A novela que envolve o deputado se arrasta há mais de 20 anos. Quando assumiu interinamente a prefeitura de Pinhalzinho, próxima a Chapecó, o pessedista determinou a compra de uma retroescavadeira. Que lhe rendeu condenação e até prisão por irregularidades apontadas pelo juízo. O mesmo processo evitou a diplomação dele após o resultado das urnas em outubro de 2018.

Vale lembrar, ainda, que este novo momento novelístico que envolve Rodrigues está sujeito a novas reviravoltas. A decisão que lhe concede o mandato é monocrática e passível de recurso. E há, ainda, a batalha judicial de Ana Paula Lima, do PT, que foi mais votada do que o próprio Rodrigues e não assumiu porque o TRE-SC impugnou uma candidata petista que fez pouco mais de 400 votos, mais do que suficiente para a ex-deputada estadual eleger-se. Para ela faltou um mísero voto. Aguardemos os próximos capítulos.

Tempo

Não bastasse tudo isso, ainda há a dúvida sobre a temporalidade da decisão de Gilmar Mendes. Teria efeito retroativo ou valeria somente para as próximas eleições?  Há quem sustente que Rodrigues só seria beneficiado pelo habeas corpus se ele tivesse sido concedido até a diplomação dos eleitos, em 18 de novembro do ano passado. Novos capítulos a seguir!

Com Doria

O deputado federal Daniel Freitas cumpriu agenda, em São Paulo, onde esteve reunido com o governador João Dória e com o vice-governador Rodrigo Garcia.

Na pauta, além da reforma da previdência, o foco foi a parceria e investimentos na conexão SPxSC. Os dois estados são destaque na participação do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, e possuem fortes perspectivas de crescimento.

Milho

A rota do Milho já é uma realidade em Santa Catarina. O trajeto diminui os custos logísticos para a importação do grão e abastecimento das agroindústrias no Estado. O governo catarinense busca agora apoio federal para melhorar os serviços prestados na aduana de Dionísio Cerqueira, porta de entrada do milho vindo do Paraguai. Esse foi um dos assuntos tratados pela vice-governadora Daniela Reinehr e o secretário da Agricultura e da Pesca, Ricardo de Gouvêa, durante audiência com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e com o secretário executivo do Ministério da Economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys, em Brasília.

Exemplo                                                                                         

Jair Bolsonaro já está a todo vapor conversando com deputados e senadores. O que não é crime, nem pecado. O Poder Legislativo é um dos pilares da Democracia. A conferir se Moisés da Silva seguirá o exemplo.