Blog do Prisco
Notícias

Novo diretor da EJESC toma posse

Tomou posse  o novo diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (EJESC), desembargador Jaime Ramos. Em reunião com o presidente do TRE-SC, desembargador Antonio do Rêgo Monteiro Rocha, foram discutidos os principais projetos da gestão 2017/2018. A formação política da criança e do adolescente e a efetiva participação da mulher na política foram alguns dos assuntos tratados na reunião.

O desembargador Jaime afirmou que sua gestão será norteada pela preocupação com a ética na política, afinando-se ao discurso de posse do presidente do Tribunal. “Existe a necessidade de uma formação de cultura, desde a infância e adolescência, de ética eleitoral. Portanto, há uma expectativa de que possamos levar às escolas palestras que mostrem aos alunos como as pessoas devem se comportar ao eleger seus representantes”, comentou o novo diretor da escola.

Jaime Ramos desembargador
Magistrado defende instituição de cultura da ética eleitoral

Alinhado ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado também na última terça-feira (21), o desembargador destacou sua expectativa em levar a educação eleitoral aos alunos da APAE. “Que se possa fazer um trabalho lúdico, junto à comunidade. Eu acredito que será uma alegria muito grande para essas pessoas”, disse.

Também foi tratada na reunião a formação continuada dos juízes eleitorais. A EJESC oferecerá um curso de Direito Eleitoral de 40 horas-aula aos magistrados, por meio de uma parceria com a Academia Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. A iniciativa vai ao encontro da diretriz do Tribunal Superior Eleitoral, que visa realizar cursos e ações para a especialização dos magistrados em matéria eleitoral por meio de um acordo cooperativo firmado recentemente com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).

A continuidade tanto do programa Qualifica – Mandato de Excelência como da pós-graduação em Direito Eleitoral foram outros pontos abordados. “A administração do desembargador Sérgio Baasch Luz (ex-diretor da EJESC) foi excelente. Nós vamos levar adiante todos esses projetos de cursos que estão sendo já oferecidos”, declarou o desembargador Jaime.

Estavam também presentes na reunião o diretor-geral do TRE-SC e vice-diretor da EJESC, Sérgio Manoel Martins, a secretária executiva da Escola, Sylvia Leandro Marinho, e a assistente de assuntos acadêmicos e pedagógicos, Isabella Bertoncini.