Blog do Prisco
Coluna do dia

NOVO POLO DE DESENVOLVIMENTO: PLANALTO NORTE

Novo Polo de Desenvolvimento: Planalto Norte

O anúncio da inclusão das BR’s 116 – dando acesso à região de Curitiba – e BR 280 (de São Francisco do Sul até Porto União) na nova etapa do Programa de Investimento em Logística, bem como do Aeroporto de Três Barras no Programa de Aviação Regional do governo federal, credencia o Planalto Norte de Santa Catarina a transformar-se no novo polo de desenvolvimento do Estado.

A proximidade da região com cidades como Curitiba, Joinville e Jaraguá do Su;l e com os portos de São Francisco do Sul, Itapoá, Navegantes, Itajaí e Paranaguá, vai facilitar e muito o acesso a estes centros a partir dos investimentos anunciados.

A ampliação do Aeroporto de Três Barras também vai melhorar a ligação com Curitiba, Florianópolis e São Paulo. A procura por áreas para a instalação de novas indústrias subiu muito nas últimas semanas, segundo relato dos prefeitos da região.

Para completar o quadro positivo, a Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) está coordenando a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional, com o apoio do Ministério da Integração Nacional e do governo de Santa Catarina, iniciativa que poderá definitivamente resgatar uma das regiões mais deprimidas economicamente do Estado.

 

 

Eletrosul: nomeação de Djalma pode ter subido no telhado

Está tudo acertado entre as bancadas do PMDB e do PT para a nomeação de Djalma Berger (PMDB), irmão do senador Dário Berger, à presidência da Eletrosul; e de Cláudio Vignatti (PT) para a Diretoria de Operações. Beleza. Só faltou as lideranças políticas combinarem com o corpo funcional da companhia, a maior estatal federal do Sul do país.

 

 

União funcional

Há uma forte reação entre o funcionalismo, que tem pessoas de altíssima qualificação e gabarito entre seus quadros; conferindo-lhes peso político diferenciado. A presidente Dilma Rousseff, que tem relação pessoal com o atual comandante, Márcio Zimmermann, também não estaria simpática à ideia de ver um político profissional pilotando uma empresa tão estratégica para o Brasil.

 

 

Endereço

Quando Raimundo Colombo declarou, terça-feira, ao SBT Meio-Dia, que é um “desrespeito” o açodamento do processo sucessório estadual, sua fala tinha endereço certo: o presidente da Alesc, seu correligionário e presidente licenciado do PSD, deputado Gelson Merísio.

 

 

Chamando para conversar

Deputados Marcos Vieira (PSDB), Ricardo Guidi (PPS) e Luciane Carminatti (PT) pediram vistas do projeto de fusão das agências reguladoras de Santa Catarina. O relator, Valdir Cobalchini (PMDB), deu parecer favorável e votou pela aprovação da matéria na CCJ da Alesc ontem, mas o encaminhamento não sensibilizou os colegas. No Centro Administrativo, a postura de Vieira e do próprio Guidi foi mal recebida.

 

 

Prazo

O líder do governo, deputado Sílvio Dreveck (PP), não escondia a contrariedade com os pedidos de vistas feitos por Marcos Vieira e Ricardo Guidi ao projeto de fusão das agências reguladoras. A interlocutores, confidenciou, aborrecido, que a matéria não deve ser votada antes do recesso de julho.

 

 

Disparate

Já nem surpreendem mais as gafes, erros e disparates da presidente Dilma Rousseff. Esta semana, diretamente de Washington, ela reagiu à delação premiada do empreiteiro Ricardo Pessoa, que citou sua campanha de 2014 como beneficiária de recursos da Petrobrás. Comparou os empreiteiros e doleiros presos com os perseguidos, detidos e torturados pela ditadura.

 

 

Tripé

Numa tacada, Dilma desrespeitou a lei (a delação é lei e foi assinada por ela mesma, inclusive), a história do Brasil e a história pessoal de idealistas que lutaram pelo restabelecimento da democracia.