Blog do Prisco
Manchete

Novo secretário da Comunicação mostra desenvoltura e musculatura no governo

O publicitário João Paulo Vieira assumiu a Comunicação do governo estadual há pouco mais de um mês. E vem mostrando muita força. Aliás, seu nome já estava no radar do governador antes mesmo de Jorginho Mello assumir. Mas, por circunstâncias outras com o setor, ele acabou sendo recrutado só na virada do primeiro exercício.

O secretário já conseguiu programar uma série de entrevistas nacionais quando da última ida de Jorginho a Brasília. Foi por ocasião da posse do ex-procurador geral de justiça, Fernando Comin. O ex-PGJ do MPSC agora integra o Conselho Nacional do Ministério Público.

A agenda oficial do governador foi esticada para que Jorginho concedesse entrevistas aos principais veículos de comunicação do país, televisões e jornais.

Movimento que é absolutamente fundamental, e o novo secretário sabe disso, considerando-se que o governador é do PL e muito ligado a Jair Bolsonaro. Além de governar um estado que, entre os 12 maiores colégios eleitorais, é o mais bolsonarista. Neste contexto tal estratégia vem a oferecer um contraponto e retirar um pouco daquele massacre midiático contra o líder catarinense que ocorreu no primeiro ano do mandato.

Outro aspecto no qual se percebe a consistência de João Paulo Vieira no colegiado. Pela primeira vez um titular da Comunicação integra o Grupo Gestor da Administração estadual.

O grupo sempre era composto, além do governador, pelos secretários da Fazenda, da Casa Civil, da Procuradoria Geral do Estado e da Administração. Como Jorginho Mello recriou a pasta do Planejamento, este também integra o GGG, além da novidade que é a presença do chefe da Comunicação.

O Grupo Gestor do Governo define todas as ações estratégicas do poder público estadual. O novo titular da Comunicação também já está introduzindo uma outra dinâmica de contato entre o governador e os formadores de opinião, colunistas, comentaristas e deixando Jorginho mais perto da população.

O secretário está buscando, ainda, maior aproximação, e uma aproximação mais ampliada junto aos vários empresários de comunicação de Santa Catarina.

O horário de expediente da Secom agora começa às 9h da manhã e não tem horário para terminar, outra novidade implantada por João Paulo Vieira. A priori ele não fez grandes mudanças na estrutura da Secom, mas está observando para ver da necessidade ou da conveniência de alguns ajustes aqui ou ali.

Por fim, convém registrar que o secretário tem sido chamado pelo governador para as mais variadas conversas no Palácio d’Agronômica, assuntos que não raras vezes são de outras áreas da gestão pública.

foto>Secom, arquivo, divulgação