Blog do Prisco
Notícias

Novos secretários de Estado tomam posse nesta quinta

O governador Eduardo Pinho Moreira dará posse a cinco novos secretários e ao novo chefe da Casa Militar que passarão a integrar o primeiro escalão do Governo do Estado nesta quinta-feira, 15, em Florianópolis. O ato está marcado para as 15h no Teatro Pedro Ivo. A medida vem garantir ritmo às ações do Governo. Considerando o ano eleitoral, Moreira determinou que os servidores que ocupam cargos, especialmente nas secretarias setoriais, e pretendem concorrer ao pleito de 2018, antecipem a desincompatibilização que, por lei, poderia ser feita até abril.

“É um Governo de 10 meses, é fundamental alinharmos o trabalho e definirmos, o quanto antes, as pessoas que irão conduzir a nossa forma de atuação. As escolhas, no entanto, atendem a premissas da qualificação técnica, profissional e o compromisso com as principais demandas da sociedade”, destacou o governador Eduardo Pinho Moreira.

Deixarão as pastas, os secretários estaduais de Agricultura, Assistência Social, Trabalho e Habitação, Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Infraestrutura e de Justiça e Cidadania. Todos reassumirão os mandatos de deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e terão os nomes disponíveis para concorrerem nas eleições de 2018. A chefia da secretaria Executiva da Casa Militar, vinculada à Casa Civil, também terá novo comando. Quem assume é o coronel PM Antônio João de Mello Júnior.

Novo Secretariado

Secretaria de Estado de Agricultura e Pesca: Airton Spies

Airton Spies é Doutor em Economia dos Recursos Naturais e Mestre em Ciências Agrícolas. Tem graduações como Engenheiro Agrônomo, Administrador de Empresas e Técnico Agrícola. É filho de agricultor familiar, natural de Itapiranga, e cresceu em Tunápolis, no Oeste de Santa Catarina. Spies é aposentado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), onde exerceu a função de extensionista rural e pesquisador, sendo chefe do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/CEPA). Em 2010 foi convidado para ser secretário de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, onde permaneceu até 2018. No período de abril e dezembro de 2014 assumiu como titular da pasta. Tem vasta experiência internacional adquirida em seis anos de estudos no exterior e várias missões técnicas a diversos países, particularmente para estudar as cadeias produtivas de leite da Nova Zelândia, Austrália e Uruguai. Estudou Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, RJ; Fez especialização em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras, em Lavras, MG; Fez mestrado em Ciências Agrícolas na Universidade Lincoln na Nova Zelândia de 1994 a 1996; Fez doutorado na Universidade de Queensland, na Austrália de 1999 a 2003.

Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação: Romanna Remor

É formada em Relações Internacionais com ênfase em política e economia internacional, com mestrado em administração pública. Foi eleita vereadora em Criciúma em 2008 e em 2011 assumiu por um período como deputada federal suplente. Atualmente, exercia atividade empresarial em Palhoça, na Grande Florianópolis.

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável: Adenilso Biasus

Natural de Xanxerê, é formado em Direito com especialização em Direito Público. Exerceu o cargo de procurador jurídico de diversos municípios e Câmara de Vereadores da região Oeste. Foi professor universitário na área do Direito Constitucional. Foi eleito vereador de Xanxerê em 2013. Atualmente exercia a advocacia nas áreas pública e privada.

Secretaria de Estado de Infraestrutura: Paulo França

Paulo França é engenheiro civil graduado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) em 1979. Contribuiu na execução do programa de pavimentações de estradas do Pacto Por Santa Catarina e em outras áreas de infraestrutura no âmbito do governo catarinense, especialmente no último ano como adjunto da Infraestrutura e presidente interino do Deinfra. Na atuação profissional destacam-se também: 1975 a 1979 – Escritório de fiscalização do Departamento de Estradas e Rodagem de Santa Catarina (DER); 1980 a 1983 – Diretor de Obras da Prefeitura Municipal de Blumenau; 1983 a 1988 – Secretário Municipal de Obras da Prefeitura de Blumenau; 1997 a 1998 – Diretor de Obras do Departamento de Estradas e Rodagem de Santa Catarina (DER); 2002 a 2003 – Presidente da Eletrosul ; 2003 a 2010 – Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional – Blumenau; Junho a Setembro de 2014 – Deputado Estadual Santa Catarina.

*Paulo França também responderá pela presidência do Departamento Estadual de Infraestrutura de Santa Catarina (Deinfra).

Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania: Leandro Lima

Leandro Antônio Soares Lima é agente penitenciário desde setembro de 1986. Pedagogo, formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), teve publicações científicas na Revista do Observatório Internacional de Educação nas Prisões do Instituto da Unesco para Educação e no I Fórum Internacional de Ações Socioeducativas nas Prisões, tendo sido agraciado com a medalha do Mérito Acadêmico em 2005. Ao longo de sua carreira no Sistema de Justiça e Cidadania de Santa Catarina atuou como Gerente de Apoio Operacional do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, Gestor da Casa do Albergado de Florianópolis, Diretor da Penitenciária Estadual de Florianópolis, Diretor do Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina. Atuava como secretário adjunto de Estado da Justiça e Cidadania.

Secretaria Executiva da Casa Militar: Antônio João de Mello Junior

Antônio João de Mello Júnior é coronel da Polícia Militar de Santa Catarina e bacharel em Direito. Possui especialização em Administração Pública e em Educação Ambiental. Ingressou na Polícia Militar em 1987, atuando no Batalhão de Polícia Militar de Chapecó e também no Batalhão de Polícia Militar Ambiental. Há 10 anos exerce suas atividades na Secretaria Executiva da Casa Militar, sendo que nos últimos sete anos atuou como Ajudante de Ordens do Governador em Exercício, Eduardo Pinho Moreira, o que agregou experiência sobre o funcionamento da Administração Pública catarinense.