Blog do Prisco
Notícias Últimas

Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação da Univali apresenta resultados do ciclo 2021/2023

Mais de 40 empresas começaram a exportar nesse período

O Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promoveu, nesta segunda-feira, 4, uma reunião para apresentar os resultados do ciclo 2021/2023 e homenagear as empresas que se destacaram durante a realização das atividades.

O Programa, desenvolvido por meio de parceria entre a Escola de Negócios, Educação e Comunicação da Univali e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), atendeu 227 empresas e 42 delas iniciaram o processo de exportação neste período.

“O Peiex permite que as empresas possam aprender sobre a habilitação de documentos, tributação, logística, formação de preço, prospecção de novos mercados, operações financeiras internacionais e marketing na exportação, além da oportunidade de participação em feiras, missões e rodadas internacionais. As empresas recebem atendimento individualizado e gratuito, bem como treinamentos coletivos e estudos de mercado. Esse é o momento de prestar contas, agradecer os parceiros e comemorar os resultados alcançados e seus impactos econômicos e sociais”, explicou a coordenadora do Peiex na Univali, professora Giselda Cherem.

A equipe do Peiex na Univali atende empresas de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Os professores e alunos de pós-graduação ligados ao programa realizaram quase duas mil reuniões com as empresas participantes neste ciclo.

Uma delas é a Sóllido Personal Care, empresa de cosméticos sustentáveis de Joinville, criada em 2022, e que fará a primeira exportação para a Colômbia. “O suporte oferecido pelo Peiex foi fundamental para o desenvolvimento e crescimento da Sóllido no cenário internacional. As orientações estratégicas, mentorias e incentivos foram essenciais para impulsionar nossas exportações. Neste momento, estamos fazendo o registro de produto na Colômbia para poder seguir com a nossa primeira exportação”, destacou a gerente de Operações Internacionais, Julia Santos.

“O Peiex é motivo de imenso orgulho para a Univali. Para uma universidade que tem um curso de Comércio Exterior nota máxima no Ministério da Educação este projeto configura-se como uma ação concreta para auxiliar empresas a prospectar novos mercados e iniciar o processo de exportação de maneira segura e eficiente. Este programa extrapola os muros da academia e chega ao mercado para fazer a ponte entre os produtos brasileiros e o mundo. Estamos muito orgulhosos dos resultados apresentados”, ressaltou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

A apresentação dos resultados contou com a presença de representantes da ApexBrasil, Receita Federal, Correios, Banco do Brasil, Secretaria de Articulação Internacional de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, Portonave, Secretarias Municipais e Associações Empresariais.