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Números do Programa Abraço à Vida de Balneário Camboriú refletem o stress da pandemia

Levantamentos do Programa Abraço à Vida, iniciado em 2018 em Balneário Camboriú, mostram em números o impacto da pandemia de Coronavírus no emocional das pessoas. Em janeiro e fevereiro de 2020, antes da pandemia, a equipe do programa procedeu 1315 atendimentos de pessoas que procuravam por ajuda por estarem em depressão ou com pensamento suicida. Em janeiro e fevereiro deste ano, o número de atendimentos foi de 2716. Mais que dobrou.

Criado em setembro de 2018, o Abraço à Vida é um programa inédito voltado ao atendimento emocional dos moradores de Balneário Camboriú. Desde sua criação até fevereiro deste ano, já fez 22.574 atendimentos. O programa funciona 24 horas por telefone e/ou whatsapp. As consultas com psicólogos podem ser agendadas, quando necessário, das 8 da manhã até às 22h, o que permite a quem trabalha durante o dia poder optar por atendimento à noite.

“Cuidar das pessoas, dos moradores de nossa cidade, é dever da municipalidade. Fazer grandes obras, gerir manutenção e infraestrutura nas várias áreas de atuação pública também. Mas temos que ter um olhar para as pessoas, um olhar especial. E é isso o que faz o Programa Abraço à Vida, ele é a concretização desse olhar como política pública. Tínhamos essa visão lá atrás, quando o programa foi implantado, e vemos agora o resultado desse trabalho num momento de crise, quando as pessoas precisam mais do que nunca de cuidado e tratamento emocional. Isso está fazendo a diferença na vida das pessoas atendidas”, contextualiza o prefeito Fabrício Oliveira.

Segundo a secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Christina Barichello, o aumento do número de atendimentos durante a pandemia já era esperado. “O ambiente em que vivemos sempre influencia o nosso psicológico, e num momento como este, de crise, a saúde emocional é abalada por vários motivos, entre eles a preocupação das pessoas com a vida de seus familiares e a própria, a ansiedade por conta da questão financeira, e tem, também, um grupo que tem merecido nossa atenção especial, os chamados órfãos da Covid, pessoas que perderam parentes e que ficaram muito abaladas com isso, o que é natural, mas que precisa tratamento”, explica a secretária.

Atendimentos do Abraço à Mulher também cresceu na pandemia

No mesmo endereço do atendimento do Abraço à Vida, funciona, desde abril de 2019, outro programa de proteção social que tem feito a diferença: o Abraço à Mulher, um programa direcionado às mulheres vítimas de violência. Também durante a pandemia o número de atendimentos cresceu. E muito.

Em janeiro e fevereiro do ano passado, antes da pandemia, foram feitos 524 atendimentos pelo programa Abraço à Mulher. Em janeiro e fevereiro deste ano, o número triplicou: 1587 atendimentos. O serviço funciona 24 h com regime de sobreaviso por celular e/ou Whatsapp, e também, in loco, em ocorrências feitas pela Guarda Municipal ou a Polícia Militar.

Da sua implantação em abril de 2019 até fevereiro deste ano, o Abraço à Mulher já fez mais de 11 mil atendimentos.