Blog do Prisco
Coluna do dia

O 15 do PMDB

No sábado, 28, líderes e militantes da seção Barriga-Verde do PMDB comemoram os 15 (número do partido) anos da histórica vitória de Luiz Henrique da Silveira nas eleições de 2002, conquistando o governo do Estado de forma surpreendente.

Naqueles dias, o governador Esperidião Amin era o favoritíssimo à reeleição. Havia feito um governo sem sobressaltos e com avanços importantes em áreas como Agricultura, além da seriedade na condução de segmentos fundamentais como Educação e Saúde.

Amin possuía um grande leque de partidos ao seu redor, formalmente aliados. O principal sócio era o PFL (hoje PSD), mas o mandatário tinha outras seis legendas menores no seu projeto. Que começou a ruir justamente quando ele perdeu o PSDB, que era governo. Os tucanos, assim como outros aliados que acabaram não trabalhando para Amin, estavam extremamente insatisfeitos como o estilo centralizador e, digamos, politicamente autossuficiente de Amin. E formalizaram a aliança com o PMDB de LHS.

 

Habilidade

Astuto, LHS valeu-se do lendário faro político e ocupou os espaços, atraindo inúmeros aliados já na campanha. Encorpou o projeto e chegou ao segundo turno. Derrotando, de quebra, a onda Lula da Silva, que atendia, em SC, pelo nome de José Fritsch.

 

Currículo

Embora azarão, LHS tinha um currículo invejável de mandatos e projeção inclusive nacional. No seu segundo mandato como governador, passou a famosa jaqueta do 15, indumentária que ele utilizava em campanhas e inaugurações, para Mauro Mariani. Há quem diga que o contexto atual, após 15 anos de tríplice aliança, possibilitará alguma surpresa, o que seria um alento a Mariani, pré-candidato do PMDB.

 

Experiência

Mas se detalharmos os perfis, não apenas no PMDB, veremos que Luiz Henrique da Silveira chegou a 2002 depois de ser deputado estadual, federal por cinco mandatos, presidente nacional do PMDB, três vezes prefeito de Joinville e ministro da Ciência e Tecnologia. Um azarão que tinha uma história política invejável. Amin está novamente no páreo, liderando pesquisas iniciais. Só que fora do governo. Quem se habilita a inverter a história?

 

Máxima

Até hoje, nos meios políticos, costuma-se dizer que Esperidião Amin conseguiu perder uma eleição que era favas contadas em 2002.

 

Cidadão

Raimundo Colombo recebeu o título de Cidadão Honorário de Bombinhas. Iniciativa da Câmara de Vereadores, com articulação da prefeita Ana Paula da Silva, a Paulinha, que é só elogios à parceira do governador com o município.

 

História

As festividades pelos 40 anos da Fundação de Pesquisas e Estudos Sócio-Econômicos (Fepese)  estão sendo marcadas pelo lançamento de um  novo site da instituição,  vídeo comemorativo, além de homenagens a alunos, colaboradores e parceiros.

 

Perfil

Senador Álvaro Dias, que fundou o Podemos e vai disputar a presidência no ano que vem, quer o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, em seu projeto político-administrativo. O líder paranaense está selecionando seu time a dedo no país afora. Pode surpreender.

 

PSD x PMDB

Esta terça-feira será decisiva para a concretização, ou não, do bilionário financiamento que a Celesc captou em duas agências internacionais. De um lado, os  interesses do PSD. De outro, os do PMDB, que vai assumir o governo no ano que vem.