Blog do Prisco
Manchete

O ausente e o presente

Em meio às comemorações alusivas aos 350 anos de Florianópolis, observou-se uma ausência e uma presença mais marcantes nos eventos.
O ex-prefeito Gean Loureiro foi o grande ausente. Ele renunciou ao mandato há um ano. Concorreu ao governo do Estado, ficando em quarto lugar.
Ou seja, o atual prefeito da Capital, Topázio Neto (segundo da E para a D – ao lado de Amin), está completando um ano como prefeito efetivado.
Não se viu uma imagem de Gean e Topázio juntos. Em compensação, Esperidião Amin tem sido presença constante em eventos da prefeitura.
O governador Jorginho Mello, aliás, participou da inauguração da Praça do Forte São Luiz, na Capital. Amin lá estava.
Na segunda-feira, o prefeito e o senador estiveram juntos novamente em outra inauguração, na Fortaleza de Ratones, com recursos conquistados por Amin em Brasília.
Também circulou um vídeo gravado com os dois, mostrando uma proximidade, uma intimidade, uma descontração incomum até então.

Gesto

Topázio ofertou a Amin picolés de coco que são produzidas por sua tia com receita do seu avô.
Não está dando para entender direito. Publicamente, o prefeito e o seu antecessor dizem que está tudo bem na relação entre eles.

Será?

Nos bastidores, comenta-se que Topázio teria se comprometido com algumas secretarias para indicações de Gean Loureiro.

Indo bem

Mas o fato é que o prefeito está sendo disputado politicamente. O PP quem sabe poderia estar com Topázio na reeleição? Jorginho Mello também gostaria de contar com o prefeito de Florianópolis no PL com vistas ao pleito do ano que vem.

Abertura

O cenário não mostra nenhuma outra candidatura de peso para bater de frente com Topázio Neto.

Alternativa?

Coincidentemente, Gean pilotou uma reunião do União Brasil, seu partido, onde se levantou o nome do ex-verador Ed Pereira, que foi candidato a deputado federal no ano passado.
Ed compôs o colegiado de Gean Loureiro e hoje integra o de Topazio Silveira.

Estratégia

O nome de Ed seria para compor de vice do atual prefeito ou viria para enfrentá-lo? Gean vai estar com Topazio ou não? O prefeito estará com Amin e Jorginho ou com apenas um deles?

Possibilidades

Enfim, o quadro está aberto. Vale lembrar que o clã Amin sempre foi adversário de Gean Loureiro.

Sinalização

Aliás, União Brasil e PP se aproximaram para forma uma federação partidária. Ela não ocorreu em função de problemas em outros estados.

Condução

Em Santa Catarina, Amin e Gean até participaram de uma reunião com os principais líderes dos dois partidos. Sinal claro de que não haveria dificuldades aqui no estado para a federação.

Outros tempos

Está tudo muito estranho na Capital. Topázio Neto nada de braçada neste momento. Esperidião Amin e Jorginho Mello querem aproximar-se do prefeito, que tem um perfil diferenciado.

Pegando gosto

É um empresário de sucesso, mas parece que caiu nas graças de lideranças políticas da experiência do governador e do senador do PP.