Blog do Prisco
Destaques

O balanço do Fórum Parlamentar de SC

Mesmo marcado por crises polícias e econômicas, com severos cortes no orçamento da União, 2015 foi marcado por uma atuação firme do Fórum Parlamentar Catarinense, avalia o coordenador, deputado federal Mauro Mariani (PMDB). A Bancada Catarinense, formada pelos 16 deputados e três senadores, recebeu e encaminhou pleitos de todas as regiões do Estado.

Fórum parlamentar balanço

Na infraestrutura, Mariani destaca o encaminhamento pelas concessões, o que seria o caminho mais rápido para as obras de duplicação de rodovias como a BR-280, BR-282 e BR-470. Outra vitória foram os R$ 65 milhões articulados para a dragagem do complexo portuário de Itajaí. A bancada ainda viabilizou a inclusão da Ferrovia Norte-Sul no programa de concessões. Os contornos ferroviários de Joinville, São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul também estão entre as prioridades do fórum.

Na saúde, os R$ 60 milhões para os hospitais filantrópicos do Estado, viabilizados por meio de emendas dos parlamentares. Na Grande Florianópolis, destaque para a definição do traçado original do Contorno Viário, o que garantiu o avanço da obra. Além disso, o fórum garantiu a inclusão, no programa de concessões do Governo Federal, de uma série de obras de ampliação da BR-101 na região.

No Planalto Norte e Serra, a Bancada Catarinense atua para que a obra de duplicação da BR-116 avance. Em reunião com autoridades da região, o fórum definiu que a primeira fase terá como prioridades as travessias urbanas e a Serra do Espigão, onde estão os maiores gargalos.

Batalha continua

“Nossa bancada é talvez a mais unida quando o foco são investimentos para nosso Estado”, destacou Mariani, que entrega o bastão do fórum em abril. “O trabalho do fórum é uma luta constante e as pautas são sempre uma continuidade. A batalha por investimentos para Santa  Catarina vai continuar”.

Em 2015, o trabalho do Fórum Parlamentar Catarinense também foi marcado por reuniões ampliadas com entidades, no sentido de ouvir as demandas de cada setor, a exemplo da Federação das Indústrias de Santa Catarina, a Fiesc.

Foto: Marcelo Tolentino, divulgação

Posts relacionados

Indústria de SC tem saldo positivo de 809 novos empregos em setembro

Redação

Eles não se emendam. Nunca

Redação

MDB do Vale do Itajaí tem pré-candidato a deputado federal

Redação