Blog do Prisco
Destaques

O balanço do Fórum Parlamentar de SC

Mesmo marcado por crises polícias e econômicas, com severos cortes no orçamento da União, 2015 foi marcado por uma atuação firme do Fórum Parlamentar Catarinense, avalia o coordenador, deputado federal Mauro Mariani (PMDB). A Bancada Catarinense, formada pelos 16 deputados e três senadores, recebeu e encaminhou pleitos de todas as regiões do Estado.

Fórum parlamentar balanço

Na infraestrutura, Mariani destaca o encaminhamento pelas concessões, o que seria o caminho mais rápido para as obras de duplicação de rodovias como a BR-280, BR-282 e BR-470. Outra vitória foram os R$ 65 milhões articulados para a dragagem do complexo portuário de Itajaí. A bancada ainda viabilizou a inclusão da Ferrovia Norte-Sul no programa de concessões. Os contornos ferroviários de Joinville, São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul também estão entre as prioridades do fórum.

Na saúde, os R$ 60 milhões para os hospitais filantrópicos do Estado, viabilizados por meio de emendas dos parlamentares. Na Grande Florianópolis, destaque para a definição do traçado original do Contorno Viário, o que garantiu o avanço da obra. Além disso, o fórum garantiu a inclusão, no programa de concessões do Governo Federal, de uma série de obras de ampliação da BR-101 na região.

No Planalto Norte e Serra, a Bancada Catarinense atua para que a obra de duplicação da BR-116 avance. Em reunião com autoridades da região, o fórum definiu que a primeira fase terá como prioridades as travessias urbanas e a Serra do Espigão, onde estão os maiores gargalos.

Batalha continua

“Nossa bancada é talvez a mais unida quando o foco são investimentos para nosso Estado”, destacou Mariani, que entrega o bastão do fórum em abril. “O trabalho do fórum é uma luta constante e as pautas são sempre uma continuidade. A batalha por investimentos para Santa  Catarina vai continuar”.

Em 2015, o trabalho do Fórum Parlamentar Catarinense também foi marcado por reuniões ampliadas com entidades, no sentido de ouvir as demandas de cada setor, a exemplo da Federação das Indústrias de Santa Catarina, a Fiesc.

Foto: Marcelo Tolentino, divulgação