Blog do Prisco
Coluna do dia

O BBB da Corrupção

Neste país da corrupção e do espetáculo fugaz, a liberação, absolutamente legal, ressalte-se, dos vídeos com as delações da Odebrecht está sendo um prato nobre para a mesa dos brasileiros neste período de Páscoa. Tem de tudo, menos o doce do chocolate.

Sobretudo, as revelações, no geral devastadora, trataram de embaralhar de vez as projeções para 2018. Seja no contexto federal – onde praticamente todos os principais “presidenciáveis”, a começar por Lula da Silva, foram envolvidos até a medula nas suspeitas dos mais diversos malfeitos; seja no cenário estadual, onde dois partidos de proa, PSD e PSDB, além do PT, foram guindados à  berlinda.

No BBB da corrupção do Sul do Mundo, a única previsão passou a ser o imprevisível, associado ao imponderável. E sem data para acabar, considerando-se que a Lava Jato parece bem distante do fim. Neste contexto, caminho livre para o “novo”, o que pode ser uma temeridade. Afinal, os brasileiros já elegeram um Jânio Quadros, um Fernando Collor e uma Dilma Rousseff no embalo de momentos diferentes. Todos, contudo, com a marca da “inovação”. Deu no que deu!

 

Nós, não

Também citados em depoimentos de delatores, mas não listados pelo ministro Edson Fachin, os deputados do PSD, Gelson Merisio (pré-candidato ao governo) e José Nei Ascari, emitiram nota oficial salientando que “não existem sobre eles quaisquer procedimentos investigativos instaurados, em qualquer esfera do Poder Judiciário, relativo aos fatos da Lava Jato.”

 

Período

Na nota, os dois pessedistas também ressaltam que o período pascal, com o feriado de ontem, não permite o acesso aos documentos que embasariam argumentações mais incisivas.

 

Missão

Recepção à delegação chinesa, chefiada pelo diplomata Song Yang, Consul geral da China em São Paulo, foi liderada pelo governador Raimundo Colombo antes do feriado de Páscoa desta semana. Segundo o governo, os visitantes estão muito interessados em investir no Estado. “Vocês vieram para o lugar certo”, disse Colombo.

 

Frentes

Secretário da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro , apresentou e defendeu parcerias e indicou ao chineses possibilidades de investimentos em  portos, aeroportos e rodovias, abrindo perspectivas de cooperação binacional.

 

De olho em 2018

Ex-prefeito de Balneário Camboriú por dois mandatos, Edson Pirquito (PMDB), vai assumir a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Itajaí. Os detalhes foram acertados durante reunião com o vice-governador Eduardo Moreira.

 

Projeto

Piriquito substituirá o advogado Gaspar Laus. Na região da ADR, ele deve ser candidato a deputado estadual. É nome forte se tiver o apoio do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. E assumir a regional foi uma das condicionantes para ele permanecer no PMDB.

 

Observando

Esperidião Amin está bem quietinho, evitando aparições públicas com caráter pré-eleitoral. Inclusive dentro do próprio PP. Nos bastidores, seu nome é sempre lembrado para a majoritária de 2018.

 

Moeda-de-troca

Volataram a circular informações de que o deputado João Rodrigues estaria negociando a ida para o DEM. Há quem veja nesta movimentação uma única motivação: valorizar o passe para permanecer no PSD, desde que com perspectivas majoritárias no ano que vem!