Blog do Prisco
Artigos

O BRASIL, O CERTO E O ERRADO: CORRETO ?

Assistimos ao legítimo direito de mobilização dos professores estaduais, numa greve que já ultrapassa os 60 dias corridos. São mais de 30 dias de “ocupação” da Assembléia Legislativa.
Assistimos, também, ao legítimo direito do Estado de Santa Catarina de contrapor-se a este movimento, por suas razões expressas com base no orçamento e políticas de governo.
O que não podemos concordar é com o ilegítimo sofrimento de pais e principalmente de alunos matriculados nos diversos níveis escolares de abrangência do Estado de Santa Catarina.
Certamente este imbróglio fará ultrapassar este ano letivo e os interessados em estudar e serem protegidos pelo Estado (sensu latu) serão os único perdedores. Perderão, pois não poderão prestar exames de vestibular e outras provas de suficiência onde será necessário a comprovação da graduação. Perderão, pois não saborearão as férias. Da mesma forma perdem as famílias que estão pagando alguém ou privando-se de trabalhar para cuidar dos alunos menores em casa.
Esta rotina que vivenciamos no Brasil tem que acabar! O direito de alguns vai até onde começa o direito dos outros.
Sem entrar no mérito do problema, o fato é que apenas um lado estará definitivamente lesado: o estudante, o adolescente, que em nada tendo para fazer pode aliciar-se ao crime, partir para as drogas ou abandonar os estudos. Um prejuízo que depois o Estado, terá que pagar com valores infinitamente maiores.
Como tratar este mal? Ficou agora claro que o caso “caiu” na Justiça, com o Desembargador Jorge Luis de Borba, para digerir um assunto pesado e que necessitará de muita energia para a solução prática: a volta às aulas sendo o primeiro passo!
Eu me pergunto se não estaríamos, nós brasileiros, necessitando de gatilhos automáticos da justiça que sejam disparados rapidamente? Tanto para esta paralisação como para tantas outras, tão nefastas ao interesse público. E vou além, não existe um tempo máximo de tolerância para repor o interesse dos prejudicados, no caso alunos e suas famílias ?
O que está certo? Ou está tudo errado?

Dr. Vicente Caropreso
Deputado Estadual PSDB SC

Vicente-Caropreso-Foto-PSDB-SC1