Blog do Prisco
Manchete

O compromisso dos deputados estaduais do Podemos

Deputado Camilo Martins, presidente estadual do Podemos, pegou um mês de licença. Cedeu espaço para o primeiro suplente do partido, Daniel Cândido, ex-prefeito de São João Basista. Ele assumiu interinamente na Alesc no dia 30 de janeiro. Já está, portanto, no exercício do mandato.

Participará do primeiro mês de trabalhos na Alesc em um período estratégico para as legendas e seus líderes.

Quando da formação da nominata de candidatos do Podemos a deputado, Camilo Martins registrou a chapa proporcional com o compromisso, verbal, dos nomes mais fortes – aqueles com chances reais de eleição – de que os eleitos abririam espaço para os suplentes no segundo ano da legislatura. O combinado foram licenças de 30 dias agora em 2024. O Podemos elegeu três deputados estaduais.

Camilo já honrou o compromisso. Paulinha da Silva e Lucas Neves ainda não praticaram o gesto. O segundo suplente da legenda é Thiago Morastoni, de Itajaí.

Nos bastidores políticos, contudo, aumenta a desconfiança de que Paulinha possa roer a corda. Principalmente porque a parlamentar já está com um pé e meio no PSD, partido que faz oposição sistemática e ferrenha nos bastidores ao governo Jorginho Mello, de quem Camilo Martins é aliado.

A deputada, inclusive, já foi lembrada por próceres que em política “palavra empenhada é palavra cumprida.”

A terceira suplente do Podemos é a professora Janice Krasniak.

 

foto>Camilo Martins, Daniel Cândido e Mauro de Nadal (presidente da Assembleia Legislativa) – Ag. Alesc, divulgação