Blog do Prisco
Coluna do dia

O desafio de administrar Joinville

Adriano Silva, empresário jovem, testado na vida privada, está à frente do maior desafio de sua vida. Sob sua batuta, a empresa da família cresceu seis vezes no período de 10 anos. Um feito e tanto, sobretudo num país onde os governos, em sua maioria, fazem de tudo para atrapalhar o desenvolvimento e o empreendedorismo. Agora o irmão caçula toca os negócios privados. Adriano preparou a transição quando decidiu aceitar a candidatura a prefeito pelo Novo, empreitada vitoriosa em 2020.

O eleitorado de Joinville é muito exigente, germânico. Tanto é verdade que nunca houve espaço para figuras políticas carimbadas como Kennedy Nunes e Darci de Matos pegarem a chave da cidade.

Os joinvilenses querem a garantia de que seu prefeito vá dar conta do recado. O exemplo de Udo Döhler é muito forte neste sentido. O ex-prefeito esburacou a cidade inteira. Mesmo assim foi reeleito em 2016. Em 2020, no entanto, não levou seu candidato nem ao segundo turno.

 

Tomando gosto

Foi neste contexto que Adriano Silva chegou lá, confirmando a tradição da cidade de eleger empresários para o cargo de prefeito. O teste do jovem bem sucedido agora é no poder público. E ele está gostando. Seu modelo de gestão já começa a dar resultados. A equipe é eminentemente técnica, escolhida conforme determina o estatuto do Partido Novo.

 

Quatro mãos

A vice-prefeito, Rejane Gambin, administra junto com o prefeito. As portas dos dois gabinetes estão sempre abertas. Onde o titular vai e senta para uma reunião, sempre há uma cadeira ao lado dele reservada para Rejane.

 

Beleza

Quando a agenda não permite a atuação conjunta dos dois é porque a vice está cumprindo outras missões administrativas. Uma das mais recentes é o embelezamento da cidade, frente em que a vice-prefeita foi incumbida de levar adiante, melhorando parques, praças, enfim, os espaços públicos da cidade. A iniciativa já rendeu R$ 1 milhão de aporte da iniciativa privada.

 

Tarrafeando

Adriano Silva esteve em Brasília semana passada e visitou todos os deputados federais , inclusive Darci de Matos, que ficou espantado, mas gostou do gesto e prometeu retribuição. Para quem não lembra, Adriano e Darci disputaram o segundo turno do pleito municipal de 2020 na maior cidade do Estado. Em alguns momentos, a temperatura subiu bastante, mas são questões superadas.

 

Tripé

O prefeito de Joinville também teve agenda com os três senadores. Neste período em que Silva ficou quase uma semana na Capital Federal, a vice pilotou a cidade.

 

Tudo em dia

Vale registar que ele encontrou a prefeitura em dia, sem nenhum problema financeiro. A grande dificuldade de Udo Döher, um homem honrado e correto, foi a falta de planejamento. Chegou-se a um ponto em que a cidade mais parecia em estado de guerra devido à enorme quantidade de buracos.