Blog do Prisco
Manchete

O desafio de administrar Joinvillle

Adriano Silva, empresário jovem, testado na vida privada, está à frente do maior desafio de sua vida. Sob sua batuta, a empresa da família cresceu seis vezes no período de 10 anos. Um feito e tanto, sobretudo num país onde os governos, em sua maioria, fazem de tudo para atrapalhar o desenvolvimento e o empreendedorismo. Agora o irmão caçula toca os negócios privados. Adriano preparou a transição quando decidiu aceitar a candidatura a prefeito pelo Novo, empreitada vitoriosa em 2020.
O eleitorado de Joinville é muito exigente, germânico. Tanto é verdade que nunca houve espaço para figuras políticas carimbadas como Kennedy Nunes e Darci de Matos pegarem a chave da cidade.
Os joinvilenses querem a garantia de que seu prefeito vá dar conta do recado. O exemplo de Udo Döhler é muito forte neste sentido. O ex-prefeito esburacou a cidade inteira. Mesmo assim foi reeleito em 2016. Em 2020, no entanto, não levou seu candidato nem ao segundo turno.

Adriano Silva, Darci de Matos e Marcel Van Hatem

Tomando gosto
Foi neste contexto que Adriano Silva chegou lá, confirmando a tradição da cidade de eleger empresários para o cargo de prefeito. O teste do jovem bem sucedido agora é no poder público. E ele está gostando. Seu modelo de gestão já começa a dar resultados. A equipe é eminentemente técnica, escolhida conforme determina o estatuto do Partido Novo.

Quatro mãos
A vice-prefeito, Rejane Gambin, administra junto com o prefeito. As portas dos dois gabinetes estão sempre abertas. Onde o titular vai e senta para uma reunião, sempre há uma cadeira ao lado dele reservada para Rejane.

Beleza
Quando a agenda não permite a atuação conjunta dos dois é porque a vice está cumprindo outras missões administrativas. Uma das mais recentes é o embelezamento da cidade, frente em que a vice-prefeita foi incumbida de levar adiante, melhorando parques, praças, enfim, os espaços públicos da cidade. A iniciativa já rendeu R$ 1 milhão de aporte da iniciativa privada.

Tarrafeando
Adriano Silva esteve em Brasília semana passada e visitou todos os deputados federais , inclusive Darci de Matos, que ficou espantado, mas gostou do gesto e prometeu retribuição. Para quem não lembra, Adriano e Darci disputaram o segundo turno do pleito municipal de 2020 na maior cidade do Estado. Em alguns momentos, a temperatura subiu bastante, mas são questões superadas.

Tripé
O prefeito de Joinville também teve agenda com os três senadores. Neste período em que Silva ficou quase uma semana na Capital Federal, a vice pilotou a cidade.

Tudo em dia
Vale registar que ele encontrou a prefeitura em dia, sem nenhum problema financeiro. A grande dificuldade de Udo Döher, um homem honrado e correto, foi a falta de planejamento. Chegou-se a um ponto em que a cidade mais parecia em estado de guerra devido à enorme quantidade de buracos.