Blog do Prisco
Destaques

O desafio de Bauer

O abraço que o senador Paulo Bauer recebeu de José Thomé, sábado passado em Rio do Sul, selou o apoio inquestionável que o líder tucano tem do prefeito da cidade. Em um grande encontro do PSDB do Alto Vale, com quase mil participantes de todos os municípios da região, o nome do primeiro foi lançado pelo segundo como candidato do partido ao governo do Estado.

Inegavelmente, Thomé e o deputado estadual Mário Marcondes, que não pôde ir ao evento, são hoje os maiores defensores da candidatura de Bauer. O senador agradeceu e garantiu que deseja, sim, estar na cabeça de chapa. Entre os demais tucanos de plumagem espessa presentes, não se pôde deixar de notar o aplauso entusiasmado do deputado estadual Leonel Pavan, que responde atualmente pela Secretaria de Estado do Turismo, Esporte e Cultura, a Sol.

Nome natural a encabeçar uma chapa ao governo, até pelo recall de 2014, quando por muito pouco não levou a eleição contra Raimundo Colombo para o segundo turno, Bauer tem o desafio de unificar o ninho tucano. Tarefa nada fácil.

Desde sempre, o PSDB de Santa Catarina tem se apresentado como  uma colcha de retalhos, com interesses individuais sendo colocados acima da projeção partidária.

Nomes

Bauer ainda não é unanimidade no PSDB porque tem outros nomes que sonham em compor uma majoritária no ano que vem. Mas não na cabeça de chapa.

Crescimento

Wilamir Cavassini (PSDB) e Jorge Piccinin (PP) venceram neste domingo com 36% dos votos válidos. O PSDB conquistou neste domingo (3/9) a sua 40ª prefeitura em Santa Catarina, com a vitória de Wilamir Cavassini nas eleições extemporâneas de Abelardo Luz, no Oeste do Estado. Ele assume a prefeitura no dia 29 de setembro.

Avaliação

Três hospitais administrados pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) alcançaram pontuação alta no Primeiro Ciclo de Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Norte a Sul

Entre eles está o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, de Joinville, sob gestão direta da SES, e os Hospitais Florianópolis e o Regional Martinho Afonso Ghizzo, de Araranguá, ambos administrados por organizações sociais. Mesmo assim, o setor de Saúde pública em SC está envolto em muitos problemas. Imagina-se, então, como deve ser nos outros Estados então.

Contas rejeitadas

Na mais recente sessão do pleno, o Tribunal Regional Eleitoral julgou desaprovadas, por maioria de votos, as contas do Partido Social Liberal (PSL) relativas ao exercício financeiro de 2015. Ficaram vencidos o relator do processo, desembargador Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu, e o juiz Fernando Luz da Gama Lobo D’Eça.

Dízimo

A irregularidade mais grave considerada pela maioria dos juízes foi o fato de a agremiação não ter informado se os recursos recebidos, em um total de R$ 3.416,00, foram provenientes de autoridades públicas, o que configuraria o recebimento de receitas de fonte vedada pela legislação.

Vergonha

Indicado por Temer, o ministro do STF, Alexandre Moraes, engavetou, há 100 dias, o processo que pode restringir a excrescência chamada foro privilegiado. O placar está 4 a 0 pelo endurecimento do benefício às vossas excelências. Entre outras coisas, a atitude do magistrado ajuda a manter no cargo oito ministros do próprio Temer.