Blog do Prisco
Coluna do dia

O dilema de Cesar

O dilema de Cesar

É voz corrente em Florianópolis, nos mais variados ambientes, que o prefeito Cesar Souza Junior examina a possibilidade de não se candidatar em outubro. Ele tem feito conversas nessa direção, situação que corre à boca pequena na cidade, extrapolando os corredores da prefeitura e as rodas políticas. Ou seja, existe a possibilidade de o atual alcaide simplesmente completar o mandato. Ele não fala abertamente sobre o assunto, pois ainda não se decidiu. A decisão virá mais à frente, se concorrerá ou não.

Neste cenário,  um nome que está surgindo é do secretário de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz. Ele também foi titular da Pasta de Dário Berger (PMDB), que aparece em fotos com Gean Loureiro, mas que articula em favor do atual grupo no poder.

Pinto da Luz foi reitor da UFSC três vezes. Inclusive atuou no alto escalão do Ministério da Educação na era FHC. É um profissional extremamente qualificado. Embora filiado ao PSD, não tem grande militância partidária.

 

Conexão PMDB-PSD

O professor assinou ficha no PSD porque continuou no governo após o fim do segundo mandato de Berger. Curiosamente, Pinto da Luz foi candidato à vice na chapa de Gean Loureiro, em 2012. Cesar venceu a eleição e o confirmou no cargo.

 

Parceiros de outrora

Quatro anos depois, o Pinto da Luz pode vir a ser o adversário de Loureiro. Se isso ocorrer, certamente o hoje deputado estadual peemedebista teria dificuldade de atacar Rodolfo, que foi seu companheiro de chapa no último pleito na Capital.

 

Contornando

O deputado Esperidião Amin esteve no Tribunal de Contas da União, em audiência com o ministro Marcos Bemquerer, para tratar das questões do contorno viário da Grande Florianópolis. Conforme publicado na imprensa, a própria concessionária não arriscou fazer previsão de entrega da obra que deveria ter sido concluída em 2012.

 

Promessa

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, assinou o tão esperado edital de licitação para dragagem do Rio Carniça, na comunidade de Campo Verde, em Laguna, Sul do Estado. A obra, com recurso de sua pasta, beneficiará 260 famílias, promovendo o desenvolvimento socioeconômico da atividade pesqueira e aumento do turismo.

 

A bênção do vice

Mas quem roubou a cena foi o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, que aproveitou o momento e lançou o secretário e deputado estadual licenciado a governador. “Anotem aí, um dia este menino, que ingressou muito novo na política e já construiu uma carreira de sucesso, será nosso governador”, disse Moreira. Quem sabe em 2026, quando o mais novo secretário do governo terá apenas 43 anos. Realmente, tempo é o que não vai faltar.

 

Caldeirão

Revista IstoÉ do fim de semana traz matéria detalhada sobre o descontrole emocional de Dilma Rousseff. Além dos xingamentos e pitis tradicionais, que foram aprofundados nos últimos tempos em função da possibilidade de degola, a petista, segundo o periódico, estaria tomando remédios controlados para esquizofrenia. Também estaria desconectada da realidade do país.

 

Reação

A Advocacia-Geral da União, agora pilotada por José Eduardo Cardozo, um dos que, segundo a IstoÉ, foi alvo da ira presidencial recentemente, avisou que deve processar o periódico.