Blog do Prisco
Coluna do dia

O fator Bolsonaro

A disputa em Santa Catarina, antes de propriamente eleitoral, é pelo apoio do presidenciável Jair Bolsonaro neste segundo turno. A propaganda gratuita no rádio e na TV começa nesta sexta-feira. O candidato Carlos Moisés quer fazer um programa à altura de quem chega ao round final com chances reais de vencer o pleito. Trouxe ao Estado a equipe que ajudou a eleger Ratinho Junior governador do Paraná no primeiro turno.

Gelson Merisio já tem seu grupo montado. Tinha a previsão antecipada de que chegaria à grande final. O que não era natural no campo do PSL até meados da campanha de primeiro turno.

Como Merisio abriu voto para Bolsonaro e Moisés é correligionário do presidenciável, a briga agora é pelo seu apoio. O presidenciável acabou ficando numa saia justa. Primeiro, anunciou neutralidade no segundo round estadual, sem dar muita bola para Moisés.

 

Pressão

Na sequência, depois da péssima repercussão e no vácuo da pressão liderada por Lucas Esmeraldino, presidente estadual do PSL, Bolsonaro gravou um novo vídeo, desejando boa sorte ao Comandante Moisés. O pesselista afirmou que seu correligionário estadual é um campeão de votos como ele. Mas Bolsonaro não bateu a porta para Merisio. No mesmo vídeo, ele agradece o apoio do pessedista no primeiro round.

Muitos lances devem ocorrer até o dia 28, data do segundo turno. Mas uma coisa é certa. O apoio externo, de Jair Bosonaro, tem tudo para ser decisivo para a definição do futuro governador do Estado.

 

Reserva de vagas

A Eletrosul Centrais Elétricas S.A., está obrigada a destinar nos próximos concursos públicos, o percentual mínimo de 20% das vagas para pessoas com deficiência ou reabilitados no INSS, para preencher 5% do seu quadro com cotistas e se enquadrar no art. 93 da Lei 8.213/91.

 

Justiça do Trabalho

Os editais terão que informar, não apenas o percentual, mas o número de vagas destinado aos cotistas por cargo e local de atividade, e comunicar que os candidatos com deficiência/reabilitados serão avaliados e acompanhados por equipe multiprofissional, nos termos do Decreto n. 3.298/99. A sentença é do juiz do Trabalho Paulo André Cardoso Botto Jacon, em ação civil ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), em 2014.

 

Debate

O segundo turno das eleições representa oportunidade para que o País e Santa Catarina aprofundem o debate sobre as propostas para os próximos governos federal e estadual, avalia a Federação das Indústrias (FIESC). “A discussão precisa ser feita com coragem, deixando a superficialidade de lado, para que a partir de janeiro os escolhidos possam fazer efetivamente as mudanças que o eleitor pediu”, defende o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar. “Mas o debate deve ser realizado com tranquilidade, sem radicalismo ideológico ou ataques pessoais, com gestos claros para o início da pacificação do País, que está dividido”, completa.

 

Bolsonaro e Merisio

Em vídeo veiculado em redes sociais na manhã desta quinta-feira (11) o deputado federal Marco Tebaldi (PSDB) definiu seu apoio para candidaturas à presidência e governador de Santa Catarina no segundo turno. Estará com Jair Bolsonaro já que o candidato tucano Geraldo Alckmin não obteve votação suficiente. Quanto a governador, avaliou que não conhece o suficiente do Comandante Moisés e elogiou a trajetória de Gelson Merísio, “único capaz de fazer as mudanças seguras para Santa Catarina”.