Blog do Prisco
Destaques

O fator Paulo Bauer

O sábado, 4 de agosto, véspera do prazo fatal para que se definam as candidaturas e coligações com vistas ao pleito deste ano, começa com o jogo ainda embaralhado em Santa Catarina.

Gelson Merisio e Esperidião Amin voltaram a conversar na sexta-feira, depois de uma longa e invernal semana. Jantaram ontem à noite, sequência de uma série de reuniões e telefonemas envolvendo líderes de PSD, PP e PSDB, todos entre todos, durante todo o dia!

Os dois se acertaram. Amin aceita recuar da candidatura ao governo anunciada semana passada e que virou o cenário de pernas para o ar.

Neste contexto, Paulo Bauer (foto) passou a ser muito pressionado, de cima e de baixo (candidatos a deputado e prefeitos temem o enfraquecimento da legenda em caso de chapa pura) a também desistir do projeto governamental.

Mas o senador, até agora, não arredou o pé em um milímetro sequer. É candidatíssimo. Até porque, já foi homologado em convenção. Não existe hipótese de o partido removê-lo a não ser pela própria vontade de Bauer.

MDB quer PSDB

De qualquer forma, Mauro Mariani está articulando freneticamente para atrair os tucanos à sua chapa. Ontem, conversou com o presidente estadual do PSDB, Marcos Vieira. O emedebista já está fechado com Carmen Zanotto, PPS, de vice, e Jorginho Mello, PR, ao Senado. O presidente do PR, registre-se, deu uma tacada inteligente ao convidar a viúva de Luiz Henrique da Silveira, Ivete Appel da Silveira, para ser sua primeira suplente.

Agora, se Bauer recuar e o PSDB acertar com o MDB, terá que haver um rearranjo na composição liderada por Mauro Mariani. Alguém vai sobrar, a menos que os tucanos aceitem apenas uma vaga na chapa, o que parece muito improvável.

Neste momento, 9h30min de sábado, 4, todos estão reunidos. Expectativa para a convenção do MDB, que está começando (os cardeais do Manda Brasa se reuniram antes), e também para a agenda de PP e PSD, leia-se Amin, Silvio Dreveck e Merisio, que estão à espera do posicionamento de João Paulo Kleinübing (DEM). Eles estão reunidos no apartamento de Gelson Merisio em Florianópolis.

O presidente do DEM até sinalizou que pode optar por lançar-se ao governo, mas parece mesmo que está avaliando o que é melhor para seu futuro político. Se topa concorrer de vice na possível composição com Merisio na cabeça, Amin e Colombo ao Senado; ou se disputa o Senado ao lado de Mauro Mariani e companhia.

Mas há um outro porém aí. Na hipótese de os tucanos fecharem com o MDB até amanhã, Kleinübing ficaria sem espaço. E se demorar muito, pode perder a vaga do outro lado também! A conferir os desdobramentos nestas horas finais.

ATUALIZAÇÃO DAS 9H45MIN – Acaba de chegar a informação ao blog que, se Paulo Bauer abrir mão da candidatura (e ele já não estaria tão irredutível como no texto acima), também se especula, por mais absurdo que isso possa parecer, que pode ser formada uma chapa com Napoleão Bernardes ao governo, Bauer e Amin concorrendo ao Senado, com João Paulo Kleinübing de vice. Este poderia ser o motivo para JPK estar adiando a decisão de onde estará nesta eleição. Parece loucura, mas aí os dois ex-prefeitos de Blumenau (Bernardes e Kleinübing) disputariam o governo, e dois candidatos já homologados a governador, Amin e Bauer, disputariam o Senado!

OBERVAÇÃO DO BLOGUEIRO – Estamos assistindo um vale tudo e o que menos se leva em conta são princípios programáticos e convicções ideológicas. Em última análise, o que menos está em jogo são planos de governo e iniciativas administrativas que possam favorecer a sociedade!