Blog do Prisco
Destaques

O Fundeb precisa ser permanente, defende Hélio Costa

O deputado federal Hélio Costa antecipou a sua posição a respeito do Novo FUNDEB, fundo que financia a Educação Básica no Brasil. De acordo com o parlamentar, que votará a favor da matéria, é preciso urgência para deliberar a proposta que ainda não foi ao plenário da Câmara.

“O Fundo atual expira em 31 de dezembro e a matéria necessita de análise com urgência. Atualmente, o FUNDEB é responsável pelo financiamento de 60% dos custos da educação básica, que vai das creches até o ensino médio e EJA. Vamos votar pela manutenção e aperfeiçoamento do fundo que precisa ser permanente para termos uma melhor Educação no Brasil”.

Hélio Costa comentou ainda sobre a sua relação com o ensino público. “Sou sensível a essa pauta. Fui aluno de escola pública e tenho duas filhas professoras, conheço bem a realidade das nossas crianças, dos nossos jovens e também dos docentes, assim como a necessidade dos investimentos no setor. A Educação é a base de uma sociedade mais igual e justa”.

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), que está nos 26 estados e no Distrito Federal, movimentou no ano passado R$ 166,61 bilhões para investimentos em educação. A arrecadação estadual responde por praticamente 90% do montante, enquanto a União complementa os outros 10% do valor total.

Foto: Douglas Gomes