Blog do Prisco
Destaques

O futuro do cooperativismo em pauta na Semana do Cooperativismo Catarinense

 “Nós mudamos em nome da pandemia”. A análise é do palestrante Arthur Igreja durante sua apresentação no último dia da Semana do Cooperativismo Catarinense, ocorrido na manhã de sexta-feira (02/07). Com a palestra O Futuro do Cooperativismo: Como Alavancar Resultados, Arthur propôs uma análise considerando a combinação de dois fatores que, segundo ele, devem promover um mundo extraordinário no pós-pandemia: a volta do que ele chama de mundo analógico, com a expectativa de as pessoas retomarem o contato físico após a crise sanitária, somada à experiência alcançada com a pandemia.

“O freio de mão da tecnologia é o ser humano. O que a gente chama de tecnologia do futuro já está escancarado na nossa frente”, afirmou ao ressaltar que a dificuldade de as pessoas acompanharem a evolução da tecnologia a torna como algo intangível e de difícil acesso.

Além disso, Igreja falou sobre a importância da mudança de hábito por parte das organizações, que é o fato de caminhar ao lado dos desafios das pessoas que consomem os produtos e serviços das empresas/cooperativas. “A inovação é o ritmo de mudança para transformar os processos internos. Essa transformação não tem classe social, geografia, nem faixa etária”, destacou.

O fato de saber comunicar de forma clara também foi apontado pelo palestrante como estratégia para a perenidade das cooperativas. Evitar erros como: não olhar para frente/futuro e não “escutar” o mercado em que se está inserido também são falhas comuns, que impactam nos resultados. “Inovação é um exercício de disciplina, é fazer um pouco todo o dia” pontuou Igreja. Ao finalizar, chamou a atenção para os princípios cooperativistas que, segundo ele, estão cada dia mais presentes nos discursos organizacionais. “O mundo está acordando para as raízes do cooperativismo”, concluiu.

INICIATIVA

A Semana do Cooperativismo Catarinense foi promovida pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC).

O evento foi realizado em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no último sábado (03/07) e faz parte das ações que marcam os 50 anos da OCESC.