Blog do Prisco
Notícias

o Mariani defende estadualização do Porto de Laguna e energia trifásica aos agricultores da região Sul

Em agenda no Sul do Estado, nesta quinta-feira, dia 23, o candidato do MDB ao Governo do Estado, Mauro Mariani, disse que vai trabalhar pela estadualização do Porto de Laguna. A proposta tem como objetivo reaquecer a economia da região, principalmente por conta do seu potencial pesqueiro.
“Santa Catarina responde por 50% de toda pesca do Brasil e temos um terminal pesqueiro com grande potencial que está subutilizado. Vamos trazer para a administração do Governo do Estado, vamos incentivar as indústrias de pescado na região e podem anotar aí: o terminal pesqueiro de Laguna vai ser um grande indutor de desenvolvimento, não apenas de Laguna, mas de toda região, da indústria pesqueira e também do turismo”, disse Mauro.
Essa região é uma das mais produtoras do Estado, com altos índices da indústria, prestação de serviço e agronegócio. “Temos ainda o compromisso de levar internet para todas propriedades rurais da região. Hoje, de 180 mil propriedades, cerca de 40 mil apenas são atendidas. E mais: também vamos levar a luz trifásica. Sou do interior e sei o quanto ela é importante em uma propriedade rural”, destacou o candidato ao governo.
Mariani afirmou ainda que pretende viabilizar o acesso Norte ao município de Laguna, uma luta histórica da região. Acompanhado do prefeito e colega de partido Mauro Candemil, fizeram uma caminhada com bandeiraço pelo Centro Histórico da cidade.
Na Praça Central, o candidato a vice-governador, Napoleão Bernardes, apresentou à população os candidatos da Coligação “Santa Catarina Quer Mais” . O tucano salientou que essa fase da campanha é importante para ouvir as demandas da população.
“Mauro e eu fomos prefeitos e temos uma história de realizações. Ouvimos as pessoas e buscamos as soluções. Tem quem fala e tem quem faz. Nós temos manga arregaçada, pé no acelerador, pé na estrada e muito trabalho em favor dos catarinenses, uma folha de serviços prestados e, com nosso histórico, queremos fazer ainda mais por Santa Catarina e este é o nosso compromisso”, ressaltou Napoleão.
No fim da manhã, os candidatos da coligação “Santa Catarina Quer Mais” se deslocaram para Braço do Norte. Por lá, participaram de uma reunião com prefeitos e líderes regionais. Em seguida, fizeram duas caminhadas: uma em Braço do Norte e outra em São Ludgero.
O senador Paulo Bauer disse que visitar o Sul de Santa Catarina é sempre revigorante, uma vez que a população é altamente politizada e sabe reivindicar, mas também agradecer.
“Esta é uma das regiões de Santa Catarina onde a política está presente no dia a dia, no debate, na discussão, na vida das pessoas. A população daqui gosta de política, e isso do Sul um grande representante político na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados, elegendo bons e grandes nomes para fazer parte do processo político de Santa Catarina. Por isso viemos aqui, conversar com as pessoas, com as lideranças, também para entender as prioridades e necessidades da região. Isso é muito valioso”, relatou Bauer.
O deputado federal, Jorginho Mello, também candidato ao Senado, foi na mesma linha, destacando a sinergia da coligação, e relembrou que tem atuado junto às autoridades para viabilizar a estadualização do Porto de Laguna.
“Eu e Mauro já iniciamos a tratativa da estadualização do porto em Brasília.  Como coordenador do Fórum em Santa Catarina, estivemos no Ministério dos Transportes para trabalhar por esta demanda. Juntos vamos defender o gerenciamento estadual e fazer funcionar”, defendeu o candidato.
A programação desta quinta pelas cidades do sul do Estado finaliza com um Encontro de prefeitos, vices e lideranças da região na cidade de Tubarão.