Blog do Prisco
Coluna do dia

O novo mapa político

Excluindo-se os três maiores municípios de Santa Catarina onde haverá segundo turno, nos outros 22 com mais eleitorado no Estado, o resultado do pleito de domingo é o seguinte. O PSD elegeu seis prefeitos (São José, Palhoça, Mafra, Canoinhas, Lages e Biguaçu). O PMDB ganhou em quatro cidades (Jaraguá do Sul, Itajaí, Gaspar e Camboriú). A exemplo dos pessedistas, o PSDB também saiu vitorioso em seis (Criciúma, Caçador, Rio do Sul, Navegantes, Indaial e Concórdia). O PSB conquistou três prefeituras (Chapecó, Balneário Camboriú e Brusque), mesmo número do PP (Tubarão, Araranguá e São Bento do Sul).

Já nas três grandes, o PSD tem dois postulantes no segundo turno (Joinville e Blumenau) e está com o PP na Capital. O PMDB também tem dois cabeças de chapa, que largaram na frente no primeiro turno (Joinville e Florianópolis). E o PSDB saiu na dianteira em Blumenau, onde o PMDB apoia Napoleão Bernardes. Na Capital, os tucanos indicaram o vice de Gean Loureiro.

A leitura é cristalina: PMDB e PSDB de um lado, e PSD e PP de outro, junto com o PSB. Com a peculiaridade de que em Florianópolis o PSB deverá estará com pessedistas e progressistas. Esse é o cenário que começa a se desenhar de forma mais contundente para 2018.

 

Derrota

Senador Dário Berger (PMDB) não emplacou o projeto José Natal em São José, sua base original. E também ficou fora da campanha de Gean Loureiro em Florianópolis, no primeiro turno. Pra ele, o resultado da eleição foi muito ruim. Presidente estadual do PMDB, Mauro Mariani também não elegeu seu candidato em Rio Negrinho, cidade que ele já administrou e onde está sua origem política. Paulo Bauer perdeu em Jaraguá do Sul, onde o PMDB vai governar.

 

Vitória

Eduardo Moreira viu o correligionário Mauro Candemil vencer em Laguna, terra natal do vice-governador. Gelson Merísio emplacou o PSD em Xanxerê, com Avelino Menegolla. Mas a eleição foi um sufoco. Apenas 24 votos em cima do candidato do PMDB. O presidente da Assembleia também é do grupo vitorioso em Chapecó. Já Esperidião Amin está com a esposa Angela no segundo turno da Capital. Raimundo Colombo finalmente ganhou em Lages, onde Antonio Ceron será o prefeito.

 

No último suspiro

Em Pescaria Brava, um dos municípios mais jovens de Santa Catarina, o PMDB ganhou a eleição por um voto.

 

Obrigado, Murilo

Importante observar que Angela Amin só está no segundo turno em Florianópolis graças ao desemprenho de Murilo Flores. Os 22 mil votos que ele conquistou, a maioria da classe média do Centro, representando pouco mais de 9% dos sufrágios, impediram que Elson Pereira, do PSOL, suplantasse a ex-prefeito para disputar o segundo round contra Gean Loureiro.

 

Nocaute

Se não fosse pela vitória em Imbituba, tradicional reduto tucano, a presença do PT em prefeituras estaria absolutamente restrita a pequenos municípios. O número de vereadores do partido também encolheu. Os petistas foram derrotados em cidades importantes, como Tubarão, Concórdia e Gaspar. E também em Balneário Rincão, onde o ex-prefeito de Criciúma, Décio Góes, tentava a reeleição.

 

Desempenho

O PSD apoia Angela Amin em Florianópolis e fez o tripé São José, Palhoça e Biguaçu, na região metropolitana.