Blog do Prisco
Manchete

O novo secretário de Segurança, Blumenau e a oportunidade perdida

Ao confirmar o nome do procurador Paulo Cesar de Oliveira Ramos para a SSP_SC, o governador Jorginho Mello optou por um nome qualificado e de sua confiança.

Mas era o plano B, sem qualquer demérito ao nome do novo titular da Segurança Pública no estado. A escolha foi acertada.

O plano A, contudo, era o promotor Odair Tramontin (foto), que foi candidato a prefeito de Blumenau em 2020 (quando por muito pouco não chegou ao segundo turno) e também a governador, com desempenho aquém do esperado, no ano passado.

Tudo isso filiado ao Novo. Tramontin foi convidado pelo governador para assinar ficha no PL. Na ribalta da SSP seria o nome à prefeitura, na sucessão do prefeito Mário Hildebrandt.

A nomeação de Paulo Cesar de Oliveira Ramos significa que o blumenauense não aceitou o convite e que deve permanecer no seu partido.

Demonstra coerência. Contudo, Odair Tramontin perdeu uma belíssima oportunidade.

Filiado ao PL e pilotando a SSP-SC, Tramontin seria o candidato de quase todo mundo. Do governador; do prefeito, que poderia indicar o vice; de João Paulo Kleinübing e do deputado Napoleão Bernardes. JPK e o parlamentar do PSD já administraram a terceira maior catarinense por duas oportunidades.

O Novo, vale lembrar, está em declínio e terá que buscar uma federação ou fusão para permanecer no cenário. Elegeu apenas três deputados federais no último pleito e tem apenas uma prefeitura no país todo, a de Joinville.

foto>divulgação